Educação para a Cidadania: ONG e Escolas juntas em projeto-piloto

FEC  e Agrupamento de Escolas da Damaia 

“Pelotão 2030” 


Assente na ideia-base de que é necessário reconfigurar a Escola e a comunidade educativa e local, este projeto procura reforçar as competências de cidadania nas pessoas envolvidas, sensibilizá-las e reforçar o seu papel na Educação para a Cidadania, promover uma rede que fomente a colaboração e a partilha entre a escola e as organizações com atuação local.  

Para além do convívio, a noite serviu para trocar algumas ideias, conhecimentos e recursos úteis para cada um dos projetos e para o trabalho diário de cada elemento do grupo.  

O início da manhã do segundo dia, focou-se na análise da visão Whole School Approach, apresentada  pelo  European Wegerland Centre. Discutiu-se como utilizá-la na construção de uma Escola mais Democrática e Inclusiva, onde, com base em valores democráticos e nos princípios dos Direitos Humanos, todas as partes interessadas da comunidade educativa se envolvem e se comprometem. Na segunda parte da manhã, ligou-se esta visão aos pressupostos de Educação para a Cidadania Global, apresentados pela FGS.  

Na última parte do encontro, o foco foi a ferramenta de aferição das competências de cidadania que o projeto se propõe a desenvolver. O Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da UCP apresentou a proposta atual e refletiu-se com os consórcios sobre a sua implementação nas escolas. 

No seu todo, as avaliações dos e das participantes no encontro foram muito positivas, destacando-se o espaço para o conhecimento e inter-relação das pessoas presentes e as metodologias adotadas.  

“O Encontro foi, de facto, uma oportunidade de conhecer novas realidades, novas pessoas, diferentes formas de trabalhar.” 

O projeto Educação para a Cidadania é uma iniciativa do programa Cidadãos Ativ@s promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto, e implementado pela Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) e pelo Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto (CEDH-UCP). 

YUPIAgrupamento de Escolas de Gondifelos e Famalicão em Transição 

“Educação para a Cidadania 2.0”


Este projeto pretende desenvolver temas como Direitos Humanos, Igualdade de género, interculturalidade, desenvolvimento sustentável, educação ambiental e instituições e participação democrática.  

Tem como fim último que a escola se torne num local mais democrático e com um maior sentido de compromisso e responsabilidade pelo processo educativo  

FEC  e Agrupamento de Escolas da Damaia 

“Pelotão 2030” 


Assente na ideia-base de que é necessário reconfigurar a Escola e a comunidade educativa e local, este projeto procura reforçar as competências de cidadania nas pessoas envolvidas, sensibilizá-las e reforçar o seu papel na Educação para a Cidadania, promover uma rede que fomente a colaboração e a partilha entre a escola e as organizações com atuação local.  

Para além do convívio, a noite serviu para trocar algumas ideias, conhecimentos e recursos úteis para cada um dos projetos e para o trabalho diário de cada elemento do grupo.  

O início da manhã do segundo dia, focou-se na análise da visão Whole School Approach, apresentada  pelo  European Wegerland Centre. Discutiu-se como utilizá-la na construção de uma Escola mais Democrática e Inclusiva, onde, com base em valores democráticos e nos princípios dos Direitos Humanos, todas as partes interessadas da comunidade educativa se envolvem e se comprometem. Na segunda parte da manhã, ligou-se esta visão aos pressupostos de Educação para a Cidadania Global, apresentados pela FGS.  

Na última parte do encontro, o foco foi a ferramenta de aferição das competências de cidadania que o projeto se propõe a desenvolver. O Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da UCP apresentou a proposta atual e refletiu-se com os consórcios sobre a sua implementação nas escolas. 

No seu todo, as avaliações dos e das participantes no encontro foram muito positivas, destacando-se o espaço para o conhecimento e inter-relação das pessoas presentes e as metodologias adotadas.  

“O Encontro foi, de facto, uma oportunidade de conhecer novas realidades, novas pessoas, diferentes formas de trabalhar.” 

O projeto Educação para a Cidadania é uma iniciativa do programa Cidadãos Ativ@s promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto, e implementado pela Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) e pelo Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto (CEDH-UCP). 

YUPIAgrupamento de Escolas de Gondifelos e Famalicão em Transição 

“Educação para a Cidadania 2.0”


Este projeto pretende desenvolver temas como Direitos Humanos, Igualdade de género, interculturalidade, desenvolvimento sustentável, educação ambiental e instituições e participação democrática.  

Tem como fim último que a escola se torne num local mais democrático e com um maior sentido de compromisso e responsabilidade pelo processo educativo  

FEC  e Agrupamento de Escolas da Damaia 

“Pelotão 2030” 


Assente na ideia-base de que é necessário reconfigurar a Escola e a comunidade educativa e local, este projeto procura reforçar as competências de cidadania nas pessoas envolvidas, sensibilizá-las e reforçar o seu papel na Educação para a Cidadania, promover uma rede que fomente a colaboração e a partilha entre a escola e as organizações com atuação local.  

Para além do convívio, a noite serviu para trocar algumas ideias, conhecimentos e recursos úteis para cada um dos projetos e para o trabalho diário de cada elemento do grupo.  

O início da manhã do segundo dia, focou-se na análise da visão Whole School Approach, apresentada  pelo  European Wegerland Centre. Discutiu-se como utilizá-la na construção de uma Escola mais Democrática e Inclusiva, onde, com base em valores democráticos e nos princípios dos Direitos Humanos, todas as partes interessadas da comunidade educativa se envolvem e se comprometem. Na segunda parte da manhã, ligou-se esta visão aos pressupostos de Educação para a Cidadania Global, apresentados pela FGS.  

Na última parte do encontro, o foco foi a ferramenta de aferição das competências de cidadania que o projeto se propõe a desenvolver. O Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da UCP apresentou a proposta atual e refletiu-se com os consórcios sobre a sua implementação nas escolas. 

No seu todo, as avaliações dos e das participantes no encontro foram muito positivas, destacando-se o espaço para o conhecimento e inter-relação das pessoas presentes e as metodologias adotadas.  

“O Encontro foi, de facto, uma oportunidade de conhecer novas realidades, novas pessoas, diferentes formas de trabalhar.” 

O projeto Educação para a Cidadania é uma iniciativa do programa Cidadãos Ativ@s promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto, e implementado pela Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) e pelo Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto (CEDH-UCP). 

AIDGLOBAL  EB e Secundária Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo 

“Da Escola para o Mundo” 


Este projeto prevê 3 resultados ligados à promoção de voluntariado, à Democracia na escola e aos Direitos Humanos e desenvolvimento sustentável.  

A comunicação e a reflexão crítica são os pressupostos-base do projeto, que tem como propósito ligar ONG e escolas e criar uma maior interação entre estudantes e comunidade. 

YUPIAgrupamento de Escolas de Gondifelos e Famalicão em Transição 

“Educação para a Cidadania 2.0”


Este projeto pretende desenvolver temas como Direitos Humanos, Igualdade de género, interculturalidade, desenvolvimento sustentável, educação ambiental e instituições e participação democrática.  

Tem como fim último que a escola se torne num local mais democrático e com um maior sentido de compromisso e responsabilidade pelo processo educativo  

FEC  e Agrupamento de Escolas da Damaia 

“Pelotão 2030” 


Assente na ideia-base de que é necessário reconfigurar a Escola e a comunidade educativa e local, este projeto procura reforçar as competências de cidadania nas pessoas envolvidas, sensibilizá-las e reforçar o seu papel na Educação para a Cidadania, promover uma rede que fomente a colaboração e a partilha entre a escola e as organizações com atuação local.  

Para além do convívio, a noite serviu para trocar algumas ideias, conhecimentos e recursos úteis para cada um dos projetos e para o trabalho diário de cada elemento do grupo.  

O início da manhã do segundo dia, focou-se na análise da visão Whole School Approach, apresentada  pelo  European Wegerland Centre. Discutiu-se como utilizá-la na construção de uma Escola mais Democrática e Inclusiva, onde, com base em valores democráticos e nos princípios dos Direitos Humanos, todas as partes interessadas da comunidade educativa se envolvem e se comprometem. Na segunda parte da manhã, ligou-se esta visão aos pressupostos de Educação para a Cidadania Global, apresentados pela FGS.  

Na última parte do encontro, o foco foi a ferramenta de aferição das competências de cidadania que o projeto se propõe a desenvolver. O Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da UCP apresentou a proposta atual e refletiu-se com os consórcios sobre a sua implementação nas escolas. 

No seu todo, as avaliações dos e das participantes no encontro foram muito positivas, destacando-se o espaço para o conhecimento e inter-relação das pessoas presentes e as metodologias adotadas.  

“O Encontro foi, de facto, uma oportunidade de conhecer novas realidades, novas pessoas, diferentes formas de trabalhar.” 

O projeto Educação para a Cidadania é uma iniciativa do programa Cidadãos Ativ@s promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto, e implementado pela Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) e pelo Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto (CEDH-UCP). 

AIDGLOBAL  EB e Secundária Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo 

“Da Escola para o Mundo” 


Este projeto prevê 3 resultados ligados à promoção de voluntariado, à Democracia na escola e aos Direitos Humanos e desenvolvimento sustentável.  

A comunicação e a reflexão crítica são os pressupostos-base do projeto, que tem como propósito ligar ONG e escolas e criar uma maior interação entre estudantes e comunidade. 

YUPIAgrupamento de Escolas de Gondifelos e Famalicão em Transição 

“Educação para a Cidadania 2.0”


Este projeto pretende desenvolver temas como Direitos Humanos, Igualdade de género, interculturalidade, desenvolvimento sustentável, educação ambiental e instituições e participação democrática.  

Tem como fim último que a escola se torne num local mais democrático e com um maior sentido de compromisso e responsabilidade pelo processo educativo  

FEC  e Agrupamento de Escolas da Damaia 

“Pelotão 2030” 


Assente na ideia-base de que é necessário reconfigurar a Escola e a comunidade educativa e local, este projeto procura reforçar as competências de cidadania nas pessoas envolvidas, sensibilizá-las e reforçar o seu papel na Educação para a Cidadania, promover uma rede que fomente a colaboração e a partilha entre a escola e as organizações com atuação local.  

Para além do convívio, a noite serviu para trocar algumas ideias, conhecimentos e recursos úteis para cada um dos projetos e para o trabalho diário de cada elemento do grupo.  

O início da manhã do segundo dia, focou-se na análise da visão Whole School Approach, apresentada  pelo  European Wegerland Centre. Discutiu-se como utilizá-la na construção de uma Escola mais Democrática e Inclusiva, onde, com base em valores democráticos e nos princípios dos Direitos Humanos, todas as partes interessadas da comunidade educativa se envolvem e se comprometem. Na segunda parte da manhã, ligou-se esta visão aos pressupostos de Educação para a Cidadania Global, apresentados pela FGS.  

Na última parte do encontro, o foco foi a ferramenta de aferição das competências de cidadania que o projeto se propõe a desenvolver. O Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da UCP apresentou a proposta atual e refletiu-se com os consórcios sobre a sua implementação nas escolas. 

No seu todo, as avaliações dos e das participantes no encontro foram muito positivas, destacando-se o espaço para o conhecimento e inter-relação das pessoas presentes e as metodologias adotadas.  

“O Encontro foi, de facto, uma oportunidade de conhecer novas realidades, novas pessoas, diferentes formas de trabalhar.” 

O projeto Educação para a Cidadania é uma iniciativa do programa Cidadãos Ativ@s promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto, e implementado pela Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) e pelo Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto (CEDH-UCP). 

A 10 e 11 de outubro, juntaram-se em S. Pedro do Estoril os vários intervenientes do projeto Educação para a Cidadania: promotores, implementadores, avaliador externo e consórcios vencedores do concurso lançado no âmbito do projeto.  

O encontro residencial de dois dias teve como propósito o aprofundamento de conhecimento(s) das 21 pessoas participantes. Durante este tempo, tiveram oportunidade de criar novas ligações e fortalecer as já existentes, conhecer melhor o projeto “Educação para a Cidadania” e os Planos de Ação de cada consórcio, e fortalecer o seu conhecimento relativamente aos conteúdos e pressupostos do projeto, nomeadamente a visão Whole School Approach e a sua ligação à proposta de Educação para a Cidadania Global.  

Ao longo do primeiro dia do encontro, após um aprofundamento e discussão sobre o projeto- pai “Educação para a Cidadania”, cada consórcio teve a oportunidade de apresentar o seu plano de ação: 

AIDGLOBAL  EB e Secundária Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo 

“Da Escola para o Mundo” 


Este projeto prevê 3 resultados ligados à promoção de voluntariado, à Democracia na escola e aos Direitos Humanos e desenvolvimento sustentável.  

A comunicação e a reflexão crítica são os pressupostos-base do projeto, que tem como propósito ligar ONG e escolas e criar uma maior interação entre estudantes e comunidade. 

YUPIAgrupamento de Escolas de Gondifelos e Famalicão em Transição 

“Educação para a Cidadania 2.0”


Este projeto pretende desenvolver temas como Direitos Humanos, Igualdade de género, interculturalidade, desenvolvimento sustentável, educação ambiental e instituições e participação democrática.  

Tem como fim último que a escola se torne num local mais democrático e com um maior sentido de compromisso e responsabilidade pelo processo educativo  

FEC  e Agrupamento de Escolas da Damaia 

“Pelotão 2030” 


Assente na ideia-base de que é necessário reconfigurar a Escola e a comunidade educativa e local, este projeto procura reforçar as competências de cidadania nas pessoas envolvidas, sensibilizá-las e reforçar o seu papel na Educação para a Cidadania, promover uma rede que fomente a colaboração e a partilha entre a escola e as organizações com atuação local.  

Para além do convívio, a noite serviu para trocar algumas ideias, conhecimentos e recursos úteis para cada um dos projetos e para o trabalho diário de cada elemento do grupo.  

O início da manhã do segundo dia, focou-se na análise da visão Whole School Approach, apresentada  pelo  European Wegerland Centre. Discutiu-se como utilizá-la na construção de uma Escola mais Democrática e Inclusiva, onde, com base em valores democráticos e nos princípios dos Direitos Humanos, todas as partes interessadas da comunidade educativa se envolvem e se comprometem. Na segunda parte da manhã, ligou-se esta visão aos pressupostos de Educação para a Cidadania Global, apresentados pela FGS.  

Na última parte do encontro, o foco foi a ferramenta de aferição das competências de cidadania que o projeto se propõe a desenvolver. O Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da UCP apresentou a proposta atual e refletiu-se com os consórcios sobre a sua implementação nas escolas. 

No seu todo, as avaliações dos e das participantes no encontro foram muito positivas, destacando-se o espaço para o conhecimento e inter-relação das pessoas presentes e as metodologias adotadas.  

“O Encontro foi, de facto, uma oportunidade de conhecer novas realidades, novas pessoas, diferentes formas de trabalhar.” 

O projeto Educação para a Cidadania é uma iniciativa do programa Cidadãos Ativ@s promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto, e implementado pela Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) e pelo Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto (CEDH-UCP). 

[smartslider3 slider=”8″]

A 10 e 11 de outubro, juntaram-se em S. Pedro do Estoril os vários intervenientes do projeto Educação para a Cidadania: promotores, implementadores, avaliador externo e consórcios vencedores do concurso lançado no âmbito do projeto.  

O encontro residencial de dois dias teve como propósito o aprofundamento de conhecimento(s) das 21 pessoas participantes. Durante este tempo, tiveram oportunidade de criar novas ligações e fortalecer as já existentes, conhecer melhor o projeto “Educação para a Cidadania” e os Planos de Ação de cada consórcio, e fortalecer o seu conhecimento relativamente aos conteúdos e pressupostos do projeto, nomeadamente a visão Whole School Approach e a sua ligação à proposta de Educação para a Cidadania Global.  

Ao longo do primeiro dia do encontro, após um aprofundamento e discussão sobre o projeto- pai “Educação para a Cidadania”, cada consórcio teve a oportunidade de apresentar o seu plano de ação: 

AIDGLOBAL  EB e Secundária Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo 

“Da Escola para o Mundo” 


Este projeto prevê 3 resultados ligados à promoção de voluntariado, à Democracia na escola e aos Direitos Humanos e desenvolvimento sustentável.  

A comunicação e a reflexão crítica são os pressupostos-base do projeto, que tem como propósito ligar ONG e escolas e criar uma maior interação entre estudantes e comunidade. 

YUPIAgrupamento de Escolas de Gondifelos e Famalicão em Transição 

“Educação para a Cidadania 2.0”


Este projeto pretende desenvolver temas como Direitos Humanos, Igualdade de género, interculturalidade, desenvolvimento sustentável, educação ambiental e instituições e participação democrática.  

Tem como fim último que a escola se torne num local mais democrático e com um maior sentido de compromisso e responsabilidade pelo processo educativo  

FEC  e Agrupamento de Escolas da Damaia 

“Pelotão 2030” 


Assente na ideia-base de que é necessário reconfigurar a Escola e a comunidade educativa e local, este projeto procura reforçar as competências de cidadania nas pessoas envolvidas, sensibilizá-las e reforçar o seu papel na Educação para a Cidadania, promover uma rede que fomente a colaboração e a partilha entre a escola e as organizações com atuação local.  

Para além do convívio, a noite serviu para trocar algumas ideias, conhecimentos e recursos úteis para cada um dos projetos e para o trabalho diário de cada elemento do grupo.  

O início da manhã do segundo dia, focou-se na análise da visão Whole School Approach, apresentada  pelo  European Wegerland Centre. Discutiu-se como utilizá-la na construção de uma Escola mais Democrática e Inclusiva, onde, com base em valores democráticos e nos princípios dos Direitos Humanos, todas as partes interessadas da comunidade educativa se envolvem e se comprometem. Na segunda parte da manhã, ligou-se esta visão aos pressupostos de Educação para a Cidadania Global, apresentados pela FGS.  

Na última parte do encontro, o foco foi a ferramenta de aferição das competências de cidadania que o projeto se propõe a desenvolver. O Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da UCP apresentou a proposta atual e refletiu-se com os consórcios sobre a sua implementação nas escolas. 

No seu todo, as avaliações dos e das participantes no encontro foram muito positivas, destacando-se o espaço para o conhecimento e inter-relação das pessoas presentes e as metodologias adotadas.  

“O Encontro foi, de facto, uma oportunidade de conhecer novas realidades, novas pessoas, diferentes formas de trabalhar.” 

O projeto Educação para a Cidadania é uma iniciativa do programa Cidadãos Ativ@s promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto, e implementado pela Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) e pelo Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto (CEDH-UCP). 

Outras notícias

8 Jul 2025

A FGS está à procura de um/a Gestor/a de Projetos de Desenvolvimento para se juntar ao departamento de Cidadania Global e Desenvolvimento. As candidaturas, acompanhadas de CV e carta de

1 Jul 2025

Chegados ao fim do ano letivo, o projeto EDxperimentar apresenta uma memória do trabalho que foi desenvolvido em colaboração com o Agrupamento de Escolas Lindley Cintra (AEPLC). Durante este ano

18 Jun 2025

Num tempo cada vez mais dominado pelos ecrãs, parar para ler um livro em conjunto ou sonhar um bairro melhor pode ser, também, um ato de resistência. Esta semana, propomos