O arranque da nova edição do Projeto Escolas Transformadoras (2023-2026) significou, nos últimos dois meses, formação de Agentes Educativos. O Instituto Politécnico de Beja (13 de dezembro) e a Escola Superior de Santarém (5 de janeiro) inauguraram o ciclo de 6 sessões, que têm por objetivos:
aprofundar o conceito de ED/ECG enquanto conteúdo político-pedagógico nas ESE/IP;
apresentar a terceira edição do projeto: objetivos, resultados, atividades e produtos, focando em três atividades:
estrutura e integração dos Núcleos de Aprendizagem EDCG;
introdução do processo de cartografia social com vista à análise de espaços de extensão universitária crítica nas ESE/IP;
co-construção da Rede de Investigadoras/es em ED no Ensino Superior.
Marta Uva, uma das docentes que pertence ao Núcleo de Aprendizagens em Cidadania e Desenvolvimento e participante na formação de Santarém, partilhou que a sessão “correu bastante bem. Tivemos participantes com perfis muito diversificados (docentes, não docentes, estudantes, representante de uma OSC), o que foi interessante. As pessoas estavam entusiasmadas.“
Já em Beja, o feedback também foi positivo, os participantes consideraram as sessões bem estruturadas e as atividades bem alinhadas.
Todas as sessões têm, mais ou menos, a mesma estrutura.
1) Um momento inicial de interconhecimento e acolhimento de novas pessoas no Núcleo de Aprendizagem EDCG das instituições.
2) Um momento de aprofundamento da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, a partir da leitura coletiva de um texto, seguida de uma conversa e partilha em círculos de aprendizagem.
3) Uma dinâmica de world café para planificação coletiva de algumas das atividades previstas no projeto.
4) Avaliação e fecho da sessão.
Brevemente teremos mais formações para partilhar, fique atento!
A edição 2023-2026 do Projeto Escolas Transformadoras é protagonizada pela parceria entre FGS, Instituto Politécnico de Beja , Bragança Eseb , ESE Santarém, Escola Superior de Educação – IPVC e ARIPESE.