No dia 23 de novembro de 2023 lançámos a campanha 11 mil euros por uma Escola Transformadora. Depois de muitas horas de diálogo entre as várias equipas (de Projetos, de Comunicação e Angariação de fundos e de Direção), decidimos avançar com o pedido de 11 mil euros junto dos nossos doadores, dos nossos amigos, da nossa comunidade educativa, da comunidade jesuíta, no fundo, junto da família alargada que é a FGS | Fundação Gonçalo da Silveira.  

E porque o decidimos fazer? Principalmente pela necessidade de começar e de continuar. Só começamos depois de continuar, não é verdade? 

Com o início de um mais novo ano letivo, a FGS quer continuar o seu trabalho junto das várias comunidades educativas. Nomeadamente, na promoção de processos de capacitação do corpo docente e não docente sobre temas na área da Cidadania global (ecologia integral, justiça social, desenvolvimento e globalização); ou na aposta de intercâmbios entre jovens de diversas escolas distribuídas entre vários territórios onde estamos; ou até mesmo na elaboração e na divulgação de vários produtos educativos, que servirão de bases pedagógicas para os muitos educadores que nos acompanham e confiam no nosso trabalho. 

Todos estes processos são desenvolvidos através de diferentes Projetos, cada um deles construídos e orientados para diferentes objetivos e diferentes áreas de atuação, alinhados com os pilares estratégicos da FGS. Os Projetos da FGS são financiados em 75% pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e em 25%, por nós, através de co-financiamentos. 

Para continuarmos precisamos de encontrar alternativas de financiamento. Um dos nossos Projetos que precisa desta solução é o EDxperimentar, que nos permite colaborar com 7 escolas distribuídas pelos concelhos da Covilhã, Ourém, Faro e Lisboa. No ano letivo anterior, conseguimos alcançar perto de 1000 crianças e jovens e cerca de 210 educadoras/es. Para este ano letivo, queremos alargar e reforçar a nossa ação e chegar a mais 9 escolas, a mais 40 professoras/es e trabalhar mais 800 horas com estudantes

Até ao momento, conseguimos angariar 9 945 euros, apenas precisamos de 1055 para atingirmos o nosso objetivo: 11 mil por uma Escola Transformadora. Esta verba irá ajudar-nos a ampliar a nossa atuação, por mais territórios, por mais educadores e por mais estudantes.

Vimos, por isso, fazer um último apelo ao vosso envolvimento. Se acredita numa Escola que Transforma, porque:

Não compete. Trabalha em comum. É colaborativa.

Não individualiza. Depende mutuamente. É solidária.

Não polariza. Reconhece os direitos de todos. É equitativa.

Não promove desigualdades. Atribui o que é devido. É justa.

 

Ajude-nos a continuar!

Saiba mais sobre esta campanha:

loading