Olá, 

o tempo “corre” e com ele (quase) leva março. Abril está a chegar e não vem sozinho, traz a Primavera e a consignação.

A partir de 1 de abril pode consignar 0,5% do seu IRS, sem qualquer custo. É uma oportunidade de escolher onde aplica os seus impostos, não paga mais e não recebe menos reembolso de IRS, por isso. 

Para nós, organizações da sociedade civil, a sua consignação representa uma possibilidade de financiamento, de sustentabilidade do nosso trabalho. No ano passado, conseguimos 11. 243, 27€ de consignação. Este valor, embora muito importante, apenas consegue cobrir, por exemplo, o co-financiamento de um dos nossos Projetos. De fora, fica tudo o resto: salários, arrendamento, materiais, co-financiamento para os restantes 9 Projetos, entre muitos outros encargos. 

Por isso, vimos apelar à consignação do seu IRS na FGS porque acreditamos que o nosso trabalho é urgente e fundamental. Estamos a viver um “tiroteio de narrativas”, a desinformação prolifera e adia decisões para desafios muito complexos, tais como: alterações climáticas, injustiças sociais e conflitos militares. 

É fundamental agir mas, primeiro, precisamos de ouvir para compreender. Precisamos de pontes entre o ruído e o diálogo. Pontes de acesso a informação credível e de reflexão crítica, que possibilitem a mobilização e a consciencialização da opinião pública. Pontes de construção de sociedades democráticas, participativas, informadas e esclarecidas. 

O trabalho da FGS é isto mesmo, uma ponte construída a partir de pilares da Cidadania Global, Colaboração, Reflexão Crítica e Justiça Social. No fundo, somos uma ponte que se constrói a partir da lente EDCG – Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, enquanto ferramenta de leitura do mundo com o objetivo de alcançar o bem comum através de uma verdadeira justiça social.

Construa pontes connosco!

Coloque o NIF 507 002 130 no seu IRS, sem custos.


Equipa FGS

loading