CONSTRUA PONTES CONNOSCO!

COLOQUE O NIF 507 002 130 NO SEU IRS, SEM CUSTOS.

(pon.te)

  1. Construção que liga dois pontos separados/ que estabelece ligação
  2. Construção que põe em contato, que liga, que comunica.

O mundo encontra-se polarizado por um “tiroteio de narrativas”. A desinformação prolifera e adia decisões para desafios muito complexos, nomeadamente: alterações climáticas, injustiças sociais, violação de direitos humanos e conflitos armados. 

É urgente agir, mas primeiro precisamos de ouvir para compreender

Precisamos de pontes entre o ruído e o diálogo. 

Pontes de acesso a informação credível e de reflexão crítica, que possibilitem a mobilização e a consciencialização da opinião pública. Ingredientes indispensáveis na construção de sociedades democráticas, informadas e esclarecidas. 

A FGS constrói esta ponte a partir da EDCG – Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, enquanto ferramenta de leitura do mundo, com o objetivo de alcançar o bem comum, através de uma verdadeira justiça social.

Porque deve consignar 0.5% do seu IRS à FGS?

Porque combatemos as desigualdades e as injustiças sociais através da construção de uma Cidadania Global, que assenta em pilares de Colaboração, de Reflexão Crítica e de princípios de Justiça SocialPorque somos e agimos com o que nos rodeia a partir destes 4 valores.

O mundo caminha num sentido global, cada vez mais interdependente.

A Cidadania Global surge enquanto forma de transformar estas relações de interdependência, de uma forma progressiva, horizontal e integrada.

Visa um bem-estar global, um sentido de pertença a uma comunidade mais abrangente, que interliga o global e o local.

É um caminho de construção conjunta, baseado no diálogo e na partilha, onde os saberes e as experiências são valorizados de forma igual.

É um processo transformador ao nível individual, social e institucional que assenta na confiança e no cuidado recíproco.

Processo que permite reconhecer, tomar consciência e questionar ideias pré-existentes. 

É fundamental para se tomar consciência da complexidade da realidade.

Princípio que defende a justa partilha de bens (materiais e imateriais) entre todas/os.

Esta forma de justiça abarca todas as dimensões das nossas vidas – económica, social, ambiental, espiritual e cultural.

Neste sentido, a Justiça Social implica que as pessoas se regem por ações orientadas para a equidade e para a construção do Bem Comum. 

A partir destes pilares, a FGS promove processos educativos que ajudam na identificação/reconhecimento de desigualdades e discriminações, com vista à Transformação Social. Nestes processos assume-se a Reflexão Crítica, enquanto ponto de partida, para a construção de mundividências mais justas.

No ano passado materializamos este caminho através de 61 atividades, promovidas no âmbito de 10 Projetos. Estas atividades conseguiram chegar a quase 5000 pessoas jovens, professores, educadores, estudantes, investigadores, entre outros. 

E, a partir, de 22 grupos de trabalho produzimos conteúdos de reflexão crítica (artigos, recursos pedagógicos, entre outros), que foram consultados cerca de 52.786 vezes.

Atividades Projetos
0
N.º de Pessoas Alcançadas
0
Grupos de Trabalho
0
Visualizações Recursos/ artigos
0

Como consignar?

Perguntas Frequentes:

É a melhor forma de poder escolher onde aplicar os seus impostos e não representa qualquer custo, para si. Está a ajudar, sem nenhum encargo. Não paga mais, nem recebe menos reembolso de IRS. 

Com o seu IRS iremos continuar a promover reflexão e ação através de uma atitude (auto) crítica e (auto) questionadora, no sentido do bem comum, da justiça social e da harmonia na relação com a natureza.

É muito simples. Quando entregar o seu IRS, procure o campo que indica “Consignação de 0.5% do IRS”. 

Coloque um X na opção 0,5% do IRS, escolha “Instituições Particulares de Solidariedade Social” e coloca. NIF da FGS | Fundação Gonçalo da Silveira: 507 002 130. No final, coloque “aceitar”.

Sim, pode. No momento de entrega do seu IRS, escolha a opção doar 15% do valor do IVA, relativo a faturas que entregou de alojamento, restauração, cabeleireiros, automóveis, etc. Se o decidir fazer, estará a doar o valor que lhe seria reembolsado.

Somos uma ONGD Jesuíta que tem por base princípios e valores como o Bem Comum, o Desenvolvimento, a Cidadania Global, a Ecologia Integral, a Transformação Social, a Justiça Social, a Colaboração e a Reflexão Crítica.

Somos financiados pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e por contribuições de doadores regulares e pontuais. Trabalhamos por um mundo mais justo, onde todas as pessoas possam viver em liberdade e equidade e em harmonia e respeito pela natureza. 

loading