O projeto “Educação para a Cidadania” é uma Iniciativa do Programa Cidadãos Ativ@s, financiado pelo EEA Grants e gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.

Implementado pela Fundação Gonçalo da Silveira (FGS), em consórcio com o Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto (CEDH-UCP), o projeto está alinhado com os objetivos da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) e tem uma duração prevista de 3 anos (março 2019 a fevereiro 2022).


Objetivos do projeto

O projeto tem como objetivo geral fomentar uma mudança sistémica na educação para a cidadania e reforçar o papel das organizações da sociedade civil nas políticas públicas e na promoção de uma sociedade mais tolerante e envolvida.

Tem como objetivos específicos:

– Criar uma métrica para avaliar o “nível de cidadania” dos/as estudantes, de forma a desenhar programas à medida para dar resposta às necessidades de cada grupo e medir o impacto das ações de Educação para a Cidadania;

– Promover as competências de cidadania nos/as estudantes das escolas envolvidas;

– Promover uma estreita cooperação entre ONG e escolas, beneficiando do seu conhecimento em diferentes áreas;

– Reforçar a intervenção das ONG nas políticas públicas.


Destinatários/as principais

Cerca de 300 estudantes integrados no 3.º ciclo do Ensino Básico.


Atividades principais

O projeto estrutura-se em três atividades principais:

– Avaliação de competências em Cidadania – desenvolvimento, testagem e implementação de uma métrica para avaliar o “nível de competências em cidadania” dos estudantes [início, fase intermédia e fase final]

– Educação para a cidadania nas escolas – trabalho em contexto escolar a partir da articulação entre escolas e ONG, através da implementação de planos de ação de educação para a cidadania durante dois anos letivos;

– Manual de boas práticas e disseminação – conceção, elaboração e disseminação de um manual, que congregará os principais resultados e aprendizagens decorrentes da implementação das duas atividades anteriores.


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