A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
El Brasil de Paulo Freire, ¿Sigue vigente la pedagogía del oprimido?
Andrea de Buen, Claudia Escobar, Miguel Escobar, Valeria Gil, Cora Jiménez, Noemí Mejía, Fernanda Navarro, Mayra Silva & Merary Vieyra
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
DEBATE
Tecnologia e cidadania: oportunidade ou apocalipse?
Sandra Oliveira
El Brasil de Paulo Freire, ¿Sigue vigente la pedagogía del oprimido?
Andrea de Buen, Claudia Escobar, Miguel Escobar, Valeria Gil, Cora Jiménez, Noemí Mejía, Fernanda Navarro, Mayra Silva & Merary Vieyra
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Technology and interactive methodologies in citizenship education at Prodemos
Niels Dekker
DEBATE
Tecnologia e cidadania: oportunidade ou apocalipse?
Sandra Oliveira
El Brasil de Paulo Freire, ¿Sigue vigente la pedagogía del oprimido?
Andrea de Buen, Claudia Escobar, Miguel Escobar, Valeria Gil, Cora Jiménez, Noemí Mejía, Fernanda Navarro, Mayra Silva & Merary Vieyra
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
“Reclaim Europe!”: Um projeto pela participação da sociedade civil numa Europa construída em conjunto
Christine Auer
Technology and interactive methodologies in citizenship education at Prodemos
Niels Dekker
DEBATE
Tecnologia e cidadania: oportunidade ou apocalipse?
Sandra Oliveira
El Brasil de Paulo Freire, ¿Sigue vigente la pedagogía del oprimido?
Andrea de Buen, Claudia Escobar, Miguel Escobar, Valeria Gil, Cora Jiménez, Noemí Mejía, Fernanda Navarro, Mayra Silva & Merary Vieyra
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
PRÁTICAS
Programa de formación en democracia y ciudadanía para la garantía de los derechos humanos
Ángel Martín Peccis
“Reclaim Europe!”: Um projeto pela participação da sociedade civil numa Europa construída em conjunto
Christine Auer
Technology and interactive methodologies in citizenship education at Prodemos
Niels Dekker
DEBATE
Tecnologia e cidadania: oportunidade ou apocalipse?
Sandra Oliveira
El Brasil de Paulo Freire, ¿Sigue vigente la pedagogía del oprimido?
Andrea de Buen, Claudia Escobar, Miguel Escobar, Valeria Gil, Cora Jiménez, Noemí Mejía, Fernanda Navarro, Mayra Silva & Merary Vieyra
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
How to become an informed citizen in the (dis)information society? Recommendations and strategies to mobilize one’s critical thinking
Amanda Franco, Ana Sofia Sousa & Rui Marques Vieira
PRÁTICAS
Programa de formación en democracia y ciudadanía para la garantía de los derechos humanos
Ángel Martín Peccis
“Reclaim Europe!”: Um projeto pela participação da sociedade civil numa Europa construída em conjunto
Christine Auer
Technology and interactive methodologies in citizenship education at Prodemos
Niels Dekker
DEBATE
Tecnologia e cidadania: oportunidade ou apocalipse?
Sandra Oliveira
El Brasil de Paulo Freire, ¿Sigue vigente la pedagogía del oprimido?
Andrea de Buen, Claudia Escobar, Miguel Escobar, Valeria Gil, Cora Jiménez, Noemí Mejía, Fernanda Navarro, Mayra Silva & Merary Vieyra
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
La era del algoritmo: la desinformación como herramienta política
Luis Andrés Sanabria Zaniboni
How to become an informed citizen in the (dis)information society? Recommendations and strategies to mobilize one’s critical thinking
Amanda Franco, Ana Sofia Sousa & Rui Marques Vieira
PRÁTICAS
Programa de formación en democracia y ciudadanía para la garantía de los derechos humanos
Ángel Martín Peccis
“Reclaim Europe!”: Um projeto pela participação da sociedade civil numa Europa construída em conjunto
Christine Auer
Technology and interactive methodologies in citizenship education at Prodemos
Niels Dekker
DEBATE
Tecnologia e cidadania: oportunidade ou apocalipse?
Sandra Oliveira
El Brasil de Paulo Freire, ¿Sigue vigente la pedagogía del oprimido?
Andrea de Buen, Claudia Escobar, Miguel Escobar, Valeria Gil, Cora Jiménez, Noemí Mejía, Fernanda Navarro, Mayra Silva & Merary Vieyra
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
ARTIGOS
Sinalizando Rumo a Futuros Decoloniais: Observações pedagógicas e de pesquisa de campo
Vanessa Andreotti, Sharon Stein, Dino Siwek, Camilla Cardoso, Tereza Caikova, Ubiracy Pataxó, Benicio Pitaguary, Rosa Pitaguary, Ninawa Huni Kui & Elwood Jimmy
La era del algoritmo: la desinformación como herramienta política
Luis Andrés Sanabria Zaniboni
How to become an informed citizen in the (dis)information society? Recommendations and strategies to mobilize one’s critical thinking
Amanda Franco, Ana Sofia Sousa & Rui Marques Vieira
PRÁTICAS
Programa de formación en democracia y ciudadanía para la garantía de los derechos humanos
Ángel Martín Peccis
“Reclaim Europe!”: Um projeto pela participação da sociedade civil numa Europa construída em conjunto
Christine Auer
Technology and interactive methodologies in citizenship education at Prodemos
Niels Dekker
DEBATE
Tecnologia e cidadania: oportunidade ou apocalipse?
Sandra Oliveira
El Brasil de Paulo Freire, ¿Sigue vigente la pedagogía del oprimido?
Andrea de Buen, Claudia Escobar, Miguel Escobar, Valeria Gil, Cora Jiménez, Noemí Mejía, Fernanda Navarro, Mayra Silva & Merary Vieyra
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
EDITORIAL
ARTIGOS
Sinalizando Rumo a Futuros Decoloniais: Observações pedagógicas e de pesquisa de campo
Vanessa Andreotti, Sharon Stein, Dino Siwek, Camilla Cardoso, Tereza Caikova, Ubiracy Pataxó, Benicio Pitaguary, Rosa Pitaguary, Ninawa Huni Kui & Elwood Jimmy
La era del algoritmo: la desinformación como herramienta política
Luis Andrés Sanabria Zaniboni
How to become an informed citizen in the (dis)information society? Recommendations and strategies to mobilize one’s critical thinking
Amanda Franco, Ana Sofia Sousa & Rui Marques Vieira
PRÁTICAS
Programa de formación en democracia y ciudadanía para la garantía de los derechos humanos
Ángel Martín Peccis
“Reclaim Europe!”: Um projeto pela participação da sociedade civil numa Europa construída em conjunto
Christine Auer
Technology and interactive methodologies in citizenship education at Prodemos
Niels Dekker
DEBATE
Tecnologia e cidadania: oportunidade ou apocalipse?
Sandra Oliveira
El Brasil de Paulo Freire, ¿Sigue vigente la pedagogía del oprimido?
Andrea de Buen, Claudia Escobar, Miguel Escobar, Valeria Gil, Cora Jiménez, Noemí Mejía, Fernanda Navarro, Mayra Silva & Merary Vieyra
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
EDITORIAL
ARTIGOS
Sinalizando Rumo a Futuros Decoloniais: Observações pedagógicas e de pesquisa de campo
Vanessa Andreotti, Sharon Stein, Dino Siwek, Camilla Cardoso, Tereza Caikova, Ubiracy Pataxó, Benicio Pitaguary, Rosa Pitaguary, Ninawa Huni Kui & Elwood Jimmy
La era del algoritmo: la desinformación como herramienta política
Luis Andrés Sanabria Zaniboni
How to become an informed citizen in the (dis)information society? Recommendations and strategies to mobilize one’s critical thinking
Amanda Franco, Ana Sofia Sousa & Rui Marques Vieira
PRÁTICAS
Programa de formación en democracia y ciudadanía para la garantía de los derechos humanos
Ángel Martín Peccis
“Reclaim Europe!”: Um projeto pela participação da sociedade civil numa Europa construída em conjunto
Christine Auer
Technology and interactive methodologies in citizenship education at Prodemos
Niels Dekker
DEBATE
Tecnologia e cidadania: oportunidade ou apocalipse?
Sandra Oliveira
El Brasil de Paulo Freire, ¿Sigue vigente la pedagogía del oprimido?
Andrea de Buen, Claudia Escobar, Miguel Escobar, Valeria Gil, Cora Jiménez, Noemí Mejía, Fernanda Navarro, Mayra Silva & Merary Vieyra
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
EDITORIAL
ARTIGOS
Sinalizando Rumo a Futuros Decoloniais: Observações pedagógicas e de pesquisa de campo
Vanessa Andreotti, Sharon Stein, Dino Siwek, Camilla Cardoso, Tereza Caikova, Ubiracy Pataxó, Benicio Pitaguary, Rosa Pitaguary, Ninawa Huni Kui & Elwood Jimmy
La era del algoritmo: la desinformación como herramienta política
Luis Andrés Sanabria Zaniboni
How to become an informed citizen in the (dis)information society? Recommendations and strategies to mobilize one’s critical thinking
Amanda Franco, Ana Sofia Sousa & Rui Marques Vieira
PRÁTICAS
Programa de formación en democracia y ciudadanía para la garantía de los derechos humanos
Ángel Martín Peccis
“Reclaim Europe!”: Um projeto pela participação da sociedade civil numa Europa construída em conjunto
Christine Auer
Technology and interactive methodologies in citizenship education at Prodemos
Niels Dekker
DEBATE
Tecnologia e cidadania: oportunidade ou apocalipse?
Sandra Oliveira
El Brasil de Paulo Freire, ¿Sigue vigente la pedagogía del oprimido?
Andrea de Buen, Claudia Escobar, Miguel Escobar, Valeria Gil, Cora Jiménez, Noemí Mejía, Fernanda Navarro, Mayra Silva & Merary Vieyra
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
EDITORIAL
ARTIGOS
Sinalizando Rumo a Futuros Decoloniais: Observações pedagógicas e de pesquisa de campo
Vanessa Andreotti, Sharon Stein, Dino Siwek, Camilla Cardoso, Tereza Caikova, Ubiracy Pataxó, Benicio Pitaguary, Rosa Pitaguary, Ninawa Huni Kui & Elwood Jimmy
La era del algoritmo: la desinformación como herramienta política
Luis Andrés Sanabria Zaniboni
How to become an informed citizen in the (dis)information society? Recommendations and strategies to mobilize one’s critical thinking
Amanda Franco, Ana Sofia Sousa & Rui Marques Vieira
PRÁTICAS
Programa de formación en democracia y ciudadanía para la garantía de los derechos humanos
Ángel Martín Peccis
“Reclaim Europe!”: Um projeto pela participação da sociedade civil numa Europa construída em conjunto
Christine Auer
Technology and interactive methodologies in citizenship education at Prodemos
Niels Dekker
DEBATE
Tecnologia e cidadania: oportunidade ou apocalipse?
Sandra Oliveira
El Brasil de Paulo Freire, ¿Sigue vigente la pedagogía del oprimido?
Andrea de Buen, Claudia Escobar, Miguel Escobar, Valeria Gil, Cora Jiménez, Noemí Mejía, Fernanda Navarro, Mayra Silva & Merary Vieyra
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
EDITORIAL
ARTIGOS
Sinalizando Rumo a Futuros Decoloniais: Observações pedagógicas e de pesquisa de campo
Vanessa Andreotti, Sharon Stein, Dino Siwek, Camilla Cardoso, Tereza Caikova, Ubiracy Pataxó, Benicio Pitaguary, Rosa Pitaguary, Ninawa Huni Kui & Elwood Jimmy
La era del algoritmo: la desinformación como herramienta política
Luis Andrés Sanabria Zaniboni
How to become an informed citizen in the (dis)information society? Recommendations and strategies to mobilize one’s critical thinking
Amanda Franco, Ana Sofia Sousa & Rui Marques Vieira
PRÁTICAS
Programa de formación en democracia y ciudadanía para la garantía de los derechos humanos
Ángel Martín Peccis
“Reclaim Europe!”: Um projeto pela participação da sociedade civil numa Europa construída em conjunto
Christine Auer
Technology and interactive methodologies in citizenship education at Prodemos
Niels Dekker
DEBATE
Tecnologia e cidadania: oportunidade ou apocalipse?
Sandra Oliveira
El Brasil de Paulo Freire, ¿Sigue vigente la pedagogía del oprimido?
Andrea de Buen, Claudia Escobar, Miguel Escobar, Valeria Gil, Cora Jiménez, Noemí Mejía, Fernanda Navarro, Mayra Silva & Merary Vieyra
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
EDITORIAL
ARTIGOS
Sinalizando Rumo a Futuros Decoloniais: Observações pedagógicas e de pesquisa de campo
Vanessa Andreotti, Sharon Stein, Dino Siwek, Camilla Cardoso, Tereza Caikova, Ubiracy Pataxó, Benicio Pitaguary, Rosa Pitaguary, Ninawa Huni Kui & Elwood Jimmy
La era del algoritmo: la desinformación como herramienta política
Luis Andrés Sanabria Zaniboni
How to become an informed citizen in the (dis)information society? Recommendations and strategies to mobilize one’s critical thinking
Amanda Franco, Ana Sofia Sousa & Rui Marques Vieira
PRÁTICAS
Programa de formación en democracia y ciudadanía para la garantía de los derechos humanos
Ángel Martín Peccis
“Reclaim Europe!”: Um projeto pela participação da sociedade civil numa Europa construída em conjunto
Christine Auer
Technology and interactive methodologies in citizenship education at Prodemos
Niels Dekker
DEBATE
Tecnologia e cidadania: oportunidade ou apocalipse?
Sandra Oliveira
El Brasil de Paulo Freire, ¿Sigue vigente la pedagogía del oprimido?
Andrea de Buen, Claudia Escobar, Miguel Escobar, Valeria Gil, Cora Jiménez, Noemí Mejía, Fernanda Navarro, Mayra Silva & Merary Vieyra
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
EDITORIAL
ARTIGOS
Sinalizando Rumo a Futuros Decoloniais: Observações pedagógicas e de pesquisa de campo
Vanessa Andreotti, Sharon Stein, Dino Siwek, Camilla Cardoso, Tereza Caikova, Ubiracy Pataxó, Benicio Pitaguary, Rosa Pitaguary, Ninawa Huni Kui & Elwood Jimmy
La era del algoritmo: la desinformación como herramienta política
Luis Andrés Sanabria Zaniboni
How to become an informed citizen in the (dis)information society? Recommendations and strategies to mobilize one’s critical thinking
Amanda Franco, Ana Sofia Sousa & Rui Marques Vieira
PRÁTICAS
Programa de formación en democracia y ciudadanía para la garantía de los derechos humanos
Ángel Martín Peccis
“Reclaim Europe!”: Um projeto pela participação da sociedade civil numa Europa construída em conjunto
Christine Auer
Technology and interactive methodologies in citizenship education at Prodemos
Niels Dekker
DEBATE
Tecnologia e cidadania: oportunidade ou apocalipse?
Sandra Oliveira
El Brasil de Paulo Freire, ¿Sigue vigente la pedagogía del oprimido?
Andrea de Buen, Claudia Escobar, Miguel Escobar, Valeria Gil, Cora Jiménez, Noemí Mejía, Fernanda Navarro, Mayra Silva & Merary Vieyra
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
EDITORIAL
ARTIGOS
Sinalizando Rumo a Futuros Decoloniais: Observações pedagógicas e de pesquisa de campo
Vanessa Andreotti, Sharon Stein, Dino Siwek, Camilla Cardoso, Tereza Caikova, Ubiracy Pataxó, Benicio Pitaguary, Rosa Pitaguary, Ninawa Huni Kui & Elwood Jimmy
La era del algoritmo: la desinformación como herramienta política
Luis Andrés Sanabria Zaniboni
How to become an informed citizen in the (dis)information society? Recommendations and strategies to mobilize one’s critical thinking
Amanda Franco, Ana Sofia Sousa & Rui Marques Vieira
PRÁTICAS
Programa de formación en democracia y ciudadanía para la garantía de los derechos humanos
Ángel Martín Peccis
“Reclaim Europe!”: Um projeto pela participação da sociedade civil numa Europa construída em conjunto
Christine Auer
Technology and interactive methodologies in citizenship education at Prodemos
Niels Dekker
DEBATE
Tecnologia e cidadania: oportunidade ou apocalipse?
Sandra Oliveira
El Brasil de Paulo Freire, ¿Sigue vigente la pedagogía del oprimido?
Andrea de Buen, Claudia Escobar, Miguel Escobar, Valeria Gil, Cora Jiménez, Noemí Mejía, Fernanda Navarro, Mayra Silva & Merary Vieyra
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
EDITORIAL
ARTIGOS
Sinalizando Rumo a Futuros Decoloniais: Observações pedagógicas e de pesquisa de campo
Vanessa Andreotti, Sharon Stein, Dino Siwek, Camilla Cardoso, Tereza Caikova, Ubiracy Pataxó, Benicio Pitaguary, Rosa Pitaguary, Ninawa Huni Kui & Elwood Jimmy
La era del algoritmo: la desinformación como herramienta política
Luis Andrés Sanabria Zaniboni
How to become an informed citizen in the (dis)information society? Recommendations and strategies to mobilize one’s critical thinking
Amanda Franco, Ana Sofia Sousa & Rui Marques Vieira
PRÁTICAS
Programa de formación en democracia y ciudadanía para la garantía de los derechos humanos
Ángel Martín Peccis
“Reclaim Europe!”: Um projeto pela participação da sociedade civil numa Europa construída em conjunto
Christine Auer
Technology and interactive methodologies in citizenship education at Prodemos
Niels Dekker
DEBATE
Tecnologia e cidadania: oportunidade ou apocalipse?
Sandra Oliveira
El Brasil de Paulo Freire, ¿Sigue vigente la pedagogía del oprimido?
Andrea de Buen, Claudia Escobar, Miguel Escobar, Valeria Gil, Cora Jiménez, Noemí Mejía, Fernanda Navarro, Mayra Silva & Merary Vieyra
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
EDITORIAL
ARTIGOS
Sinalizando Rumo a Futuros Decoloniais: Observações pedagógicas e de pesquisa de campo
Vanessa Andreotti, Sharon Stein, Dino Siwek, Camilla Cardoso, Tereza Caikova, Ubiracy Pataxó, Benicio Pitaguary, Rosa Pitaguary, Ninawa Huni Kui & Elwood Jimmy
La era del algoritmo: la desinformación como herramienta política
Luis Andrés Sanabria Zaniboni
How to become an informed citizen in the (dis)information society? Recommendations and strategies to mobilize one’s critical thinking
Amanda Franco, Ana Sofia Sousa & Rui Marques Vieira
PRÁTICAS
Programa de formación en democracia y ciudadanía para la garantía de los derechos humanos
Ángel Martín Peccis
“Reclaim Europe!”: Um projeto pela participação da sociedade civil numa Europa construída em conjunto
Christine Auer
Technology and interactive methodologies in citizenship education at Prodemos
Niels Dekker
DEBATE
Tecnologia e cidadania: oportunidade ou apocalipse?
Sandra Oliveira
El Brasil de Paulo Freire, ¿Sigue vigente la pedagogía del oprimido?
Andrea de Buen, Claudia Escobar, Miguel Escobar, Valeria Gil, Cora Jiménez, Noemí Mejía, Fernanda Navarro, Mayra Silva & Merary Vieyra
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
EDITORIAL
ARTIGOS
Sinalizando Rumo a Futuros Decoloniais: Observações pedagógicas e de pesquisa de campo
Vanessa Andreotti, Sharon Stein, Dino Siwek, Camilla Cardoso, Tereza Caikova, Ubiracy Pataxó, Benicio Pitaguary, Rosa Pitaguary, Ninawa Huni Kui & Elwood Jimmy
La era del algoritmo: la desinformación como herramienta política
Luis Andrés Sanabria Zaniboni
How to become an informed citizen in the (dis)information society? Recommendations and strategies to mobilize one’s critical thinking
Amanda Franco, Ana Sofia Sousa & Rui Marques Vieira
PRÁTICAS
Programa de formación en democracia y ciudadanía para la garantía de los derechos humanos
Ángel Martín Peccis
“Reclaim Europe!”: Um projeto pela participação da sociedade civil numa Europa construída em conjunto
Christine Auer
Technology and interactive methodologies in citizenship education at Prodemos
Niels Dekker
DEBATE
Tecnologia e cidadania: oportunidade ou apocalipse?
Sandra Oliveira
El Brasil de Paulo Freire, ¿Sigue vigente la pedagogía del oprimido?
Andrea de Buen, Claudia Escobar, Miguel Escobar, Valeria Gil, Cora Jiménez, Noemí Mejía, Fernanda Navarro, Mayra Silva & Merary Vieyra
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
EDITORIAL
ARTIGOS
Sinalizando Rumo a Futuros Decoloniais: Observações pedagógicas e de pesquisa de campo
Vanessa Andreotti, Sharon Stein, Dino Siwek, Camilla Cardoso, Tereza Caikova, Ubiracy Pataxó, Benicio Pitaguary, Rosa Pitaguary, Ninawa Huni Kui & Elwood Jimmy
La era del algoritmo: la desinformación como herramienta política
Luis Andrés Sanabria Zaniboni
How to become an informed citizen in the (dis)information society? Recommendations and strategies to mobilize one’s critical thinking
Amanda Franco, Ana Sofia Sousa & Rui Marques Vieira
PRÁTICAS
Programa de formación en democracia y ciudadanía para la garantía de los derechos humanos
Ángel Martín Peccis
“Reclaim Europe!”: Um projeto pela participação da sociedade civil numa Europa construída em conjunto
Christine Auer
Technology and interactive methodologies in citizenship education at Prodemos
Niels Dekker
DEBATE
Tecnologia e cidadania: oportunidade ou apocalipse?
Sandra Oliveira
El Brasil de Paulo Freire, ¿Sigue vigente la pedagogía del oprimido?
Andrea de Buen, Claudia Escobar, Miguel Escobar, Valeria Gil, Cora Jiménez, Noemí Mejía, Fernanda Navarro, Mayra Silva & Merary Vieyra
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
EDITORIAL
ARTIGOS
Sinalizando Rumo a Futuros Decoloniais: Observações pedagógicas e de pesquisa de campo
Vanessa Andreotti, Sharon Stein, Dino Siwek, Camilla Cardoso, Tereza Caikova, Ubiracy Pataxó, Benicio Pitaguary, Rosa Pitaguary, Ninawa Huni Kui & Elwood Jimmy
La era del algoritmo: la desinformación como herramienta política
Luis Andrés Sanabria Zaniboni
How to become an informed citizen in the (dis)information society? Recommendations and strategies to mobilize one’s critical thinking
Amanda Franco, Ana Sofia Sousa & Rui Marques Vieira
PRÁTICAS
Programa de formación en democracia y ciudadanía para la garantía de los derechos humanos
Ángel Martín Peccis
“Reclaim Europe!”: Um projeto pela participação da sociedade civil numa Europa construída em conjunto
Christine Auer
Technology and interactive methodologies in citizenship education at Prodemos
Niels Dekker
DEBATE
Tecnologia e cidadania: oportunidade ou apocalipse?
Sandra Oliveira
El Brasil de Paulo Freire, ¿Sigue vigente la pedagogía del oprimido?
Andrea de Buen, Claudia Escobar, Miguel Escobar, Valeria Gil, Cora Jiménez, Noemí Mejía, Fernanda Navarro, Mayra Silva & Merary Vieyra
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
EDITORIAL
ARTIGOS
Sinalizando Rumo a Futuros Decoloniais: Observações pedagógicas e de pesquisa de campo
Vanessa Andreotti, Sharon Stein, Dino Siwek, Camilla Cardoso, Tereza Caikova, Ubiracy Pataxó, Benicio Pitaguary, Rosa Pitaguary, Ninawa Huni Kui & Elwood Jimmy
La era del algoritmo: la desinformación como herramienta política
Luis Andrés Sanabria Zaniboni
How to become an informed citizen in the (dis)information society? Recommendations and strategies to mobilize one’s critical thinking
Amanda Franco, Ana Sofia Sousa & Rui Marques Vieira
PRÁTICAS
Programa de formación en democracia y ciudadanía para la garantía de los derechos humanos
Ángel Martín Peccis
“Reclaim Europe!”: Um projeto pela participação da sociedade civil numa Europa construída em conjunto
Christine Auer
Technology and interactive methodologies in citizenship education at Prodemos
Niels Dekker
DEBATE
Tecnologia e cidadania: oportunidade ou apocalipse?
Sandra Oliveira
El Brasil de Paulo Freire, ¿Sigue vigente la pedagogía del oprimido?
Andrea de Buen, Claudia Escobar, Miguel Escobar, Valeria Gil, Cora Jiménez, Noemí Mejía, Fernanda Navarro, Mayra Silva & Merary Vieyra
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
El Brasil de Paulo Freire, ¿Sigue vigente la pedagogía del oprimido?
Andrea de Buen, Claudia Escobar, Miguel Escobar, Valeria Gil, Cora Jiménez, Noemí Mejía, Fernanda Navarro, Mayra Silva & Merary Vieyra
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
EDITORIAL
ARTIGOS
Sinalizando Rumo a Futuros Decoloniais: Observações pedagógicas e de pesquisa de campo
Vanessa Andreotti, Sharon Stein, Dino Siwek, Camilla Cardoso, Tereza Caikova, Ubiracy Pataxó, Benicio Pitaguary, Rosa Pitaguary, Ninawa Huni Kui & Elwood Jimmy
La era del algoritmo: la desinformación como herramienta política
Luis Andrés Sanabria Zaniboni
How to become an informed citizen in the (dis)information society? Recommendations and strategies to mobilize one’s critical thinking
Amanda Franco, Ana Sofia Sousa & Rui Marques Vieira
PRÁTICAS
Programa de formación en democracia y ciudadanía para la garantía de los derechos humanos
Ángel Martín Peccis
“Reclaim Europe!”: Um projeto pela participação da sociedade civil numa Europa construída em conjunto
Christine Auer
Technology and interactive methodologies in citizenship education at Prodemos
Niels Dekker
DEBATE
Tecnologia e cidadania: oportunidade ou apocalipse?
Sandra Oliveira
El Brasil de Paulo Freire, ¿Sigue vigente la pedagogía del oprimido?
Andrea de Buen, Claudia Escobar, Miguel Escobar, Valeria Gil, Cora Jiménez, Noemí Mejía, Fernanda Navarro, Mayra Silva & Merary Vieyra
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
DEBATE
Tecnologia e cidadania: oportunidade ou apocalipse?
Sandra Oliveira
El Brasil de Paulo Freire, ¿Sigue vigente la pedagogía del oprimido?
Andrea de Buen, Claudia Escobar, Miguel Escobar, Valeria Gil, Cora Jiménez, Noemí Mejía, Fernanda Navarro, Mayra Silva & Merary Vieyra
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
EDITORIAL
ARTIGOS
Sinalizando Rumo a Futuros Decoloniais: Observações pedagógicas e de pesquisa de campo
Vanessa Andreotti, Sharon Stein, Dino Siwek, Camilla Cardoso, Tereza Caikova, Ubiracy Pataxó, Benicio Pitaguary, Rosa Pitaguary, Ninawa Huni Kui & Elwood Jimmy
La era del algoritmo: la desinformación como herramienta política
Luis Andrés Sanabria Zaniboni
How to become an informed citizen in the (dis)information society? Recommendations and strategies to mobilize one’s critical thinking
Amanda Franco, Ana Sofia Sousa & Rui Marques Vieira
PRÁTICAS
Programa de formación en democracia y ciudadanía para la garantía de los derechos humanos
Ángel Martín Peccis
“Reclaim Europe!”: Um projeto pela participação da sociedade civil numa Europa construída em conjunto
Christine Auer
Technology and interactive methodologies in citizenship education at Prodemos
Niels Dekker
DEBATE
Tecnologia e cidadania: oportunidade ou apocalipse?
Sandra Oliveira
El Brasil de Paulo Freire, ¿Sigue vigente la pedagogía del oprimido?
Andrea de Buen, Claudia Escobar, Miguel Escobar, Valeria Gil, Cora Jiménez, Noemí Mejía, Fernanda Navarro, Mayra Silva & Merary Vieyra
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Technology and interactive methodologies in citizenship education at Prodemos
Niels Dekker
DEBATE
Tecnologia e cidadania: oportunidade ou apocalipse?
Sandra Oliveira
El Brasil de Paulo Freire, ¿Sigue vigente la pedagogía del oprimido?
Andrea de Buen, Claudia Escobar, Miguel Escobar, Valeria Gil, Cora Jiménez, Noemí Mejía, Fernanda Navarro, Mayra Silva & Merary Vieyra
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
EDITORIAL