Já se encontra disponível o novo número 9 da Revista Sinergias – Diálogos Educativos para a Transformação Social. Pela primeira vez,este número emerge de um conjunto de sugestões provenientes da Comunidade Sinergias ED – uma comunidade de pessoas ligadas a Instituições de Ensino Superior e a Organizações da Sociedade Civil em Portugal que refletem e trabalham em conjunto, tendo por centro a ideia de Educação para a Transformação Social.
Neste número, o tema agregador é “Saberes e Práticas de Cidadania para a Democracia”, e contém um conjunto de artigos, práticas, debates, entrevistas, publicações recentes, entre outros, dedicados a conhecimentos, práticas e aprendizagens essenciais para o exercício da Democracia e da Cidadania.
O número inicia com três artigos que nos interpelam sobre a necessidade de repensar os processos pedagógicos para a construção de uma cidadania democrática a partir de 3 perspetivas: a decolonização (artigo de Vanessa Andreotti, Sharon Stein, Dino Siwek et al.), a pós-verdade (artigo de Luis Sanabria) e o pensamento crítico (artigo de Amanda Franco, Ana Sofia Sousa e Rui Marques Vieira).
Estes artigos são complementados pela abertura de uma nova secção da revista dedicada a Práticas. Aqui estão compilados 3 exemplos de intervenções e processos que dão corpo à educação para a cidadania democrática – um de âmbito ibero-americano, outro de Portugal e outro da Holanda.
A secção de Debate é um espaço para voltar a reler, à luz do contexto atual, o trabalho de Paulo Freire, podendo ainda ler e aprofundar as duas Entrevistas realizadas a Miguel de Barros e a Fergus Bell sobre a temática deste número da revista.
Encontra-se também neste número a Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture do Conselho da Europa como documento-chave e o respetivo comentário realizado pelo European Wergeland Centre.
A revista está disponível, de forma gratuita, no website do projeto Sinergias ED.
EDITORIAL
ARTIGOS
Sinalizando Rumo a Futuros Decoloniais: Observações pedagógicas e de pesquisa de campo
Vanessa Andreotti, Sharon Stein, Dino Siwek, Camilla Cardoso, Tereza Caikova, Ubiracy Pataxó, Benicio Pitaguary, Rosa Pitaguary, Ninawa Huni Kui & Elwood Jimmy
La era del algoritmo: la desinformación como herramienta política
Luis Andrés Sanabria Zaniboni
How to become an informed citizen in the (dis)information society? Recommendations and strategies to mobilize one’s critical thinking
Amanda Franco, Ana Sofia Sousa & Rui Marques Vieira
PRÁTICAS
Programa de formación en democracia y ciudadanía para la garantía de los derechos humanos
Ángel Martín Peccis
“Reclaim Europe!”: Um projeto pela participação da sociedade civil numa Europa construída em conjunto
Christine Auer
Technology and interactive methodologies in citizenship education at Prodemos
Niels Dekker
DEBATE
Tecnologia e cidadania: oportunidade ou apocalipse?
Sandra Oliveira
El Brasil de Paulo Freire, ¿Sigue vigente la pedagogía del oprimido?
Andrea de Buen, Claudia Escobar, Miguel Escobar, Valeria Gil, Cora Jiménez, Noemí Mejía, Fernanda Navarro, Mayra Silva & Merary Vieyra
Educação para a cidadania global e planetária: Revendo a contribuição de Paulo Freire
Tânia Ramalho
ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED a Miguel de Barros
Entrevista Sinergias ED a Fergus Bell
DOCUMENTOS CHAVE
The Council of Europe Reference Framework of Competences for Democratic Culture: Learning and Practicing Democracy through Education
RECENSÃO CRÍTICA
Literacia para os média e cidadania global – caixa de ferramentas: ler, refletir, problematizar e participar
PUBLICAÇÕES RECENTES
Global Education Digest 2018
Alternativas: Registos e Reflexões
RESUMOS DE TESES
Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Clara Maria da Silva Pires, Universidade de Aveiro
O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: um estudo com uma turma do 5.º ano
Maria Inês Gameiro, Escola Superior de Educação de Lisboa
O Manual escolar de Português: uma leitura dos textos do ponto de vista da Educação para o Desenvolvimento
Ana Catarina Franco Rebouço, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Abraçar a poesia para compreender o mundo: um estudo com alunos do 6º ano
Rafaela Catarina Alpoim Barbeitos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os Direitos Humanos com alunos do 6.º ano de escolaridade
Marisa Soares Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Educação para o desenvolvimento e ciências naturais: entrecruzando saberes – uma abordagem no 2.º CEB
Fátima Cristiana Azevedo Lima, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo