Educação formal em destaque no novo número da Revista “Sinergias”

Já está disponível o número dois da Revista Científica “Sinergias – Diálogos Educativos para a Transformação Social”. Coincidindo com o arranque do ano letivo, esta edição surge como um convite à reflexão e mobilização para uma educação transformadora em contextos de Educação Formal.

Sinergias capa 2

No editorial, assinado pela investigadora canadiana Karen Pashby, pode ler-se que “educar para a cidadania global, representa hoje simultaneamente um desafio e uma oportunidade.” A Educação para o Desenvolvimento (ED)/ Cidadania Global (ECG) traz conceitos importantes e estruturantes para a reflexão nas ONGs e outras organizações da sociedade civil, nas escolas e mesmo para a própria ONU, que os considera na determinação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pós-2015 para a área da Educação.

Contribuindo para esta reflexão, esta edição da revista Sinergias apresenta, entre os vários artigos selecionados, a recente reforma curricular finlandesa, focando no processo de integração da Educação Global no currículo. A nível nacional, são apresentados dois artigos dedicados ao tema da avaliação e da formação inicial de professores/as na área da ED. Propõe, ainda, uma análise ao papel da Universidade na ED a partir da realidade espanhola e, por último, uma reflexão crítica sobre os processos de ligação educativa entre escolas do “Sul” e do “Norte”.

Neste segundo número é entrevistado Oscar Jara, educador popular e sociólogo, atualmente Presidente do Conselho de Educação Popular da América Latina y Caribe (CEAAL), que nos conta o seu percurso enquanto educador popular e aborda os principais desafios que uma educação transformadora enfrenta nos dias de hoje.

Espera-se que esta edição abra novas possibilidades e mobilize para as ideias e desafios ilustrados. Com base num esforço contínuo a nível curricular, pedagógico e de trabalho colaborativo este pode ser um momento chave para a ED/ECG.

“Sinergias – Diálogos Educativos para a Transformação Social” é uma revista especializada, semestral, que pretende funcionar como plataforma de discussão e de reflexão internacional no campo da ED/ECG. A FGS e o CEAUP são os promotores da iniciativa, no âmbito do projeto Projeto “Sinergias ED: Conhecer para melhor agir – promoção da investigação sobre a ação em ED”.

O número dois da Revista está disponível, de forma gratuita, aqui. 

Outras notícias

21 Abr 2025

​Obrigado, Papa Francisco. Pela humildade. Pela ousadia do Evangelho. Pela Igreja em saída que sonhaste connosco. Pela esperança nas periferias, nas feridas, nas margens. Pelo coração aberto ao Espírito, mesmo

16 Abr 2025

Iniciou-se, no ano letivo de 2024/2025, o projeto Escola Interglobal – Uma escola para o mundo e o mundo inteiro na escola, uma iniciativa que nasce da parceria entre duas

11 Dez 2024

O trabalho que a FGS | Fundação Gonçalo da Silveira desenvolve assenta, essencialmente, em Projetos de Educação para a Cidadania Global. Além de trabalharmos com escolas, colaboramos com educadores/as e