Somos Moçambique: 1 ano após a passagem do ciclone Idai

Fez 1 ano, a 14 de março de 2020, que o ciclone Idai atingiu Moçambique, Zimbabué e Malawi, deixando um rasto de destruição – mais de 1000 fatalidades e cerca de 3 milhões de pessoas sem casa, comida e abrigo.

Perante a situação de devastação, a FEC – Fundação Fé e Cooperação, FGS – Fundação Gonçalo da Silveira e VIDA, três ONGD portuguesas com presença e trabalho em Moçambique, juntaram-se para preparar uma resposta integrada na província de Sofala, começando por uma campanha de recolha de donativos em Portugal.

Combinando competências e recursos, bem como uma sólida experiência de intervenção em áreas complementares, foi definido um projeto para o período pós-emergência, em estreita ligação com diversos parceiros locais e com o Camões, I.P. – Cooperação Portuguesa.

Um ano após a passagem do Ciclone Idai:

  • Realizámos um levantamento de necessidades reais no terreno e identificaram-se algumas ações prioritárias;
  • Iniciámos o processo para a reconstrução da escola Manga Mascarenhas, na Beira e espera-se que as obras de reconstrução iniciem até ao final de março;
  • Entregámos material administrativo e equipamento informático à Escola Santos Inocentes, na Beira;
  • Entregámos material de higiene e saneamento para o espaço escolar em cinco escolas da Beira;
  • Apoiámos a realização de uma sessão de sensibilização em Apoio Psicossocial, tendo por base um manual elaborado pelo Ministério da Educação e pelo Cluster da Educação que fornece ferramentas aos educadores/professores para se tornarem aptos para apoiar as crianças em situações de crise e calamidade.

Em fevereiro de 2020 iniciámos ainda a segunda fase do “Somos Moçambique” que pretende dar continuidade à intervenção iniciada na fase pós-emergência. Nos próximos dois anos, serão aprofundadas diversas atividades com o objetivo de reforçar a capacidade de resiliência e de autossuficiência das famílias do bairro Manga Mascarenhas, através do reforço das estruturas de educação, saúde e do desenvolvimento de capacidade de cooperação (associativa). Esperamos com esta intervenção reduzir a vulnerabilidade destas famílias face a futuros desastres naturais.

O projeto “Somos Moçambique” é promovido pelo consórcio FEC, FGS e VIDA e cofinanciado pelo Camões, I.P., campanha Somos Moçambique em Portugal, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundo de Apoio à Reconstrução de Moçambique.