Propostas Pedagógicas para o Dia Mundial dos Pobres 

posted in: Campanhas, Eventos | 0

13 de novembro de 2022 

A Fundação Gonçalo da Silveira destaca, para o VI Dia Mundial dos Pobres, um conjunto de recomendações didáticas e lúdicas, no sentido de promover um modo diferente de viver este Dia. 

Nesta proposta, sugere-se um conjunto de recursos pedagógicos, estudos, filmes, bem como, alguns números e indicadores com o intuito de facilitar o exercício de colocar esta temática ao serviço dos vários contextos de educação formal e informal. O objetivo é ajudar a promover a reflexão, o espírito crítico e uma cidadania global ativa face às causas estruturais da pobreza

Este ano, o Dia Mundial dos Pobres é celebrado a 13 de novembro de 2022, penúltimo domingo do ano litúrgico, com o tema “Jesus Cristo fez-se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8, 9). O objetivo é que este desígnio nos ajude a refletir sobre o nosso estilo de vida e as inúmeras pobrezas da hora atual. Tal como o Papa Francisco refere na mensagem para o Dia Mundial dos Pobres:

Quando a única lei passa a ser o cálculo do lucro no fim do dia, então deixa de haver qualquer freio na adoção da lógica da exploração das pessoas: os outros não passam de meios. Deixa de haver salário justo, horário justo de trabalho e criam-se novas formas de escravidão, suportada por pessoas que, sem alternativa, devem aceitar este veneno de injustiça a fim de ganhar o mínimo para comer.

A fragilidade dos tempos em que vivemos devem ensinar-nos, principalmente que não estamos no mundo para sobreviver, mas sim, para que a todos seja possível uma vida digna.  

Neste sentido, a FGS traz uma lente pedagógica de conhecimento destes assuntos, com o intuito de promover o conhecimento para as causas estruturais da pobreza.

Boas leituras.

 

Saiba mais, aqui.