Projeto Somos Moçambique começa formação para docentes em escolas da Beira

No passado dia 15 de fevereiro, ocorreu a primeira de oito sessões que compõem a formação para professores e professoras da Escola Primária Completa de Manga Mascarenhas e da Escola Comunitária Santos Inocentes, na Beira, no âmbito do projeto Somos Moçambique.

Esta formação está a ser dinamizada pela FGS | Fundação Gonçalo da Silveira, com apoio logístico da equipa de terreno. Em formato híbrido, no qual as formadoras estão online e os e as participantes estão em grupo, em formato presencial, a formação tem como objetivo trabalhar, a partir do papel da escola na comunidade,  questões transversais que se ligam à resiliência, nomeadamente temas como a valorização das raparigas, as alterações climáticas, os direitos humanos, os direitos da criança e a participação. Para tal, a formação parte dos resultados de um questionário de diagnóstico coletivo sobre o tema, respondido previamente pelos e pelas docentes participantes na formação.

As sessões assentam em metodologias participativas, tendo em vista o debate e discussão a partir das práticas diárias dos e das participantes, tendo como objetivo encontrar soluções coletivas para as problemáticas e necessidades identificadas pelos dois grupos.


3
2
1
4
previous arrow
next arrow

O projeto Somos Moçambique é promovido em conjunto pela FGS | Fundação Gonçalo da SilveiraFEC | Fundação Fé e Cooperação VIDA – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano, e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Fundo de Apoio à Reconstrução de Moçambique, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Campanha “Somos Moçambique”, em Portugal.