«Mundo, tentaremos fazer de ti um lugar melhor!» – FGS e Escola Secundária do Lumiar participam no VII Encontro Global da Rede Solidária de Jovens em Madrid

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
previous arrownext arrow
Slider

Nos dias 13,14,15,16 de fevereiro dois alunos da Escola Secundária do Lumiar, acompanhados por uma docente e uma colaboradora da Fundação Gonçalves Silveira, foram a um Encontro Internacional de Jovens, que decorreu  em Madrid. O evento tinha como objectivo partilhar e trocar informações sobre vários problemas que afetam a sociedade, como por exemplo: o clima e a desigualdade de género, entre outras temáticas.

Além das palestras havidas, foram dinamizadas várias atividades em grupo, abrangendo cerca de 250 alunos e 50 professores.

No encontro estavam presentes 10 países e nós, como representantes de Portugal, trocámos várias informações e apercebemo-nos das diversas dificuldades com que todos se deparam e, por vezes, diferentes das nossas. Foram apresentadas soluções muito criativas e bem definidas pelos participantes, que enquanto voluntários da Rede Geração 21 + revelaram uma mentalidade muito aberta,  muito comunicativos e apresentavam de maneira muito clara e efusiva as experiências vivenciadas nos seus países.

As pessoas presentes neste projeto defendem a ideia de que a informação deve ser passada através de manifestações e campanhas, de modo a conseguir a atenção dos média para sensibilizar o resto do mundo face a estes problemas, que nos afetam a todos.

Depois desta experiência, sentimo-nos pessoas diferentes, mais motivadas para criarmos uma nova identidade para o mundo que precisa de mudanças urgentes! Aprendemos imenso e temos como objetivo aprender mais e mais, e queremos mostrar às pessoas do nosso país que há muito mais para ver e fazer!

Sentimos uma sensação de esperança, algo que não sentíamos há muito tempo: Esperança! Percebemos que não estamos sozinhos nesta luta, e que podemos encetar a mudança . Estamos super entusiasmados com o que vem pela frente!

Gostaríamos de deixar  uma mensagem ao Mundo :

“Tentaremos fazer de ti um lugar melhor!”

Reproduzir vídeo

Pedro Machado, aluno da ESL e participante no VII Encontro Global

Reproduzir vídeo

Diogo Marques, aluno da ESL e participante no VII Encontro Global

Reproduzir vídeo

Cristina Simões, professora da ESL e participante no VII Encontro Global

Este testemunho foi escrito pelos dois jovens participantes, alunos da Escola Secundária do Lumiar: Diogo Marques e Pedro Machado.

A participação neste encontro deu-se no âmbito do projeto Escola, ser Vivo dentro de um Ecossistema, promovido pela FGS e o CIDAC, e co-financiado pelo Camões I.P. O projeto atua diretamente nos Agrupamentos de Escolas de BenficaLindley Cintra