«Mundo, tentaremos fazer de ti um lugar melhor!» – FGS e Escola Secundária do Lumiar participam no VII Encontro Global da Rede Solidária de Jovens em Madrid

3
.1
5
4
6
7
8
10
11
12
13
14
15
16
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
3
.1
5
4
6
7
8
10
11
12
13
14
15
16
previous arrow
next arrow

Nos dias 13,14,15,16 de fevereiro dois alunos da Escola Secundária do Lumiar, acompanhados por uma docente e uma colaboradora da Fundação Gonçalves Silveira, foram a um Encontro Internacional de Jovens, que decorreu  em Madrid. O evento tinha como objectivo partilhar e trocar informações sobre vários problemas que afetam a sociedade, como por exemplo: o clima e a desigualdade de género, entre outras temáticas.

Além das palestras havidas, foram dinamizadas várias atividades em grupo, abrangendo cerca de 250 alunos e 50 professores.

No encontro estavam presentes 10 países e nós, como representantes de Portugal, trocámos várias informações e apercebemo-nos das diversas dificuldades com que todos se deparam e, por vezes, diferentes das nossas. Foram apresentadas soluções muito criativas e bem definidas pelos participantes, que enquanto voluntários da Rede Geração 21 + revelaram uma mentalidade muito aberta,  muito comunicativos e apresentavam de maneira muito clara e efusiva as experiências vivenciadas nos seus países.

As pessoas presentes neste projeto defendem a ideia de que a informação deve ser passada através de manifestações e campanhas, de modo a conseguir a atenção dos média para sensibilizar o resto do mundo face a estes problemas, que nos afetam a todos.

Depois desta experiência, sentimo-nos pessoas diferentes, mais motivadas para criarmos uma nova identidade para o mundo que precisa de mudanças urgentes! Aprendemos imenso e temos como objetivo aprender mais e mais, e queremos mostrar às pessoas do nosso país que há muito mais para ver e fazer!

Sentimos uma sensação de esperança, algo que não sentíamos há muito tempo: Esperança! Percebemos que não estamos sozinhos nesta luta, e que podemos encetar a mudança . Estamos super entusiasmados com o que vem pela frente!

Gostaríamos de deixar  uma mensagem ao Mundo :

“Tentaremos fazer de ti um lugar melhor!”

Reproduzir vídeo

Pedro Machado, aluno da ESL e participante no VII Encontro Global

Reproduzir vídeo

Diogo Marques, aluno da ESL e participante no VII Encontro Global

Reproduzir vídeo

Cristina Simões, professora da ESL e participante no VII Encontro Global

Este testemunho foi escrito pelos dois jovens participantes, alunos da Escola Secundária do Lumiar: Diogo Marques e Pedro Machado.

A participação neste encontro deu-se no âmbito do projeto Escola, ser Vivo dentro de um Ecossistema, promovido pela FGS e o CIDAC, e co-financiado pelo Camões I.P. O projeto atua diretamente nos Agrupamentos de Escolas de BenficaLindley Cintra