II Encontro LigAções em Lisboa


No dia 13 de dezembro, realizou-se, no terraço do Graal, mais um encontro entre organizações da Grande Lisboa, no contexto do projeto “LigAções: organizações da sociedade civil em reflexão e ação sobre as assimetrias do território”.

16 pessoas ligadas as 13 organizações, de natureza diversa, contribuíram para a problematização das limitações ao usufruto do direito a viver a cidade. Retomando os problemas identificados em momentos anteriores (ver aqui), refletiu-se sobre a dificuldade, de um número crescente de pessoas, em aceder à habitação em Lisboa. Exploraram-se múltiplas causas e analisaram-se impactos deste problema que gera novas e significativas desigualdades sociais, no centro da cidade e nas suas periferias (cada vez mais alargadas).

Foram propostas medidas capazes de minimizar/reverter alguns dos problemas identificados que retomaremos num terceiro encontro deste grupo, previsto para fevereiro de 2020.

O Graal e a FGS fazem um balanço muito positivo deste encontro, reconhecendo o valor acrescentado trazido à reflexão pelas pessoas/organizações que nele participaram.