Formação acreditada “Escolas Transformadoras” em Beja termina em formato online e com novas aprendizagens

No dia 15 de maio, terminou a oficina de formação acreditada “Escolas Transformadoras: a Educação para a Cidadania Global na escola”, dinamizada em parceria pela FGS e pela equipa de Beja do projeto Escolas Transformadoras.

Iniciada em janeiro de 2020, a formação dirigida a educadores, educadoras e docentes do Ensino Básico e Secundário começou em formato presencial, no Instituto Politécnico de Beja, tendo sido adaptada a meio para formato digital devido ao contexto atual. Nesta fase, estes momentos revelaram-se espaços importantes de partilha onde, para além da formação, os e as participantes se voltaram a encontrar e puderam trocar ideias sobre a situação de cada um e cada uma.

Este processo formativo procurou aprofundar as questões da democracia e da participação, enquanto parte essencial do processo educativo. Entre os várias pessoas envolvidas, sentiu-se pertinência na proposta, especialmente no quadro da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e da disciplina de “Cidadania e Desenvolvimento”.

 A formação terminou com uma partilha de cada pessoa sobre as aprendizagens mais significativas durante este processo. Foram destacadas as aprendizagens relacionadas com a importância de alguns pontos da ED/ECG (Educação para o Desenvolvimento e Educação para a Cidadania Global). Destacamos alguns deles:

  • intencionalidade dos processos de ED/ECG;
  • trabalhar com alguém (nomeadamente com alunos e alunas), e não para alguém;
  • a necessidade de aprender em conjunto e de forma horizontal;
  • a importância de reforçar relações e de trabalhar colaborativamente
  • a necessidade de desconstruir conceitos que, previamente, eram tidos como adquiridos;
  • pensamento crítico como dimensão essencial;
  • a coerência necessária entre forma e conteúdo destes processos.

A formação homónima, em Santarém, continua a acontecer em formato digital e terminará no dia 17 de junho.


O projeto Escolas Transformadoras é promovido em conjunto pela FGS – Fundação Gonçalo da Silveira, Instituto Politécnico de BejaInstituto Politécnico de Santarém – Escola Superior de EducaçãoInstituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior de Educação. É cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e pelas Instituições de Ensino Superior envolvidas.

Resultado de um exercício em que os e as participantes trocaram algumas ideias sobre aquilo de que sentiam mais saudades durante a situação de confinamento.