XIII Encontro Nacional de Educação para a Cidadania Global promove novo olhar sobre a escola

No passado dia 10 de novembro teve lugar o XIII Encontro Nacional de Educação para a Cidadania Global, na Escola Superior de Educação de Lisboa. O evento foi organizado pela Rede de Educação para a Cidadania Global, da qual faz parte a FGS.

O encontro foi dedicado ao tema Trabalhar em Rede na Escola Atual – Oportunidades e Desafios”, tendo como objetivo a junção de forças para o desenvolvimento de práticas de Educação para a Cidadania Global nas escolas. O dia começou com a intervenção de Pepe Menéndez, assessor pedagógico internacional, que desafiou os/as participantes a pensarem sobre as suas práticas educativas e sobre a escola que querem construir. Seguiu-se a partilha, por parte de três escolas (Agrupamento de Escolas de Carcavelos; Escola de Ladeira e Lamaceiros – Calheta, Madeira; Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga)da sua experiência no projeto piloto de autonomia e flexibilidade curricular, 2017/2018. Durante a tarde foram apresentados três recursos pedagógicos (Manual Global SchoolsTrabalho Hoje e no FuturoCaderno de Viagem) para utilização em contexto de educação formal e não formal. Para terminar o dia,  e à semelhança do que tem acontecido em edições anteriores, houve um momento destinado à reflexão entre os e as participantes, a partir do que foram ouvindo ao longo do dia.

O encontro contou com a participação de cerca de 110 participantes, cada um e cada uma cheio/a de entusiasmo e energia para “transformar a sua escola”.