Workshops Cartoneros entre Beja e Viana do Castelo

Momento de trabalho durante o workshop cartonero em Beja

No passado mês de abril, a partir do projeto Sinergias ED, as edições cartoneras, a partir da PACHAMAMA Editora Cartonera, andaram a viajar pelo território português tendo sido dinamizados três workshops.

O primeiro decorreu no Instituto Politécnico de Beja e acolheu alunos e alunas deste Instituto e da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, bem como outros membros da comunidade local. Este workshop centrou-se numa nova edição do “Dicionário das inDependências”, que surgiu em 2021 no âmbito da Escola Comunitária Sinergias ED como uma ferramenta pedagógica e reflexiva que ajuda a questionar a nossa própria Eco e InterDependência.

O segundo workshop realizou-se na Escola Secundária com 3º Ciclo Dom Manuel I, também em Beja, com uma turma de 7º ano que havia preparado, nas disciplinas de Ciências da Natureza e Inglês, uma mensagem ambiental para a sua edição cartonera. No total, cerca de 70 pessoas desta cidade puderam experimentar e criar o seu próprio livro cartonero.

O terceiro workshop, que decorreu na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), envolveu estudantes estagiárias de Educação Básica desta instituição que, após este momento de aprendizagem, levaram a arte dos livros cartoneros a turmas de diferentes escolas do ensino básico desta cidade. Deste workshop nasceu o livro coletivo “Histórias para melhorar o mundo – olhares em ponto pequeno” que acolhe 13 pequenos contos escritos e ilustrados por crianças do 1º ciclo sobre temáticas diversas ligadas à sustentabilidade e à ecologia.



Destes workshops nasceu uma exposição de livros cartoneros que esteve exposta entre 3 e 20 de maio na Biblioteca Professor Luís Mourão da ESE-IPVC e que albergou os vários exemplares criados pelas estudantes desta instituição e ainda um acervo com alguns exemplares da Eva Cartonera, uma das poucas editoras cartoneras em Portugal.

Os exemplares mais criativos dos workshops de Beja integraram a exposição “Universo dos Livros Cartoneros – uma itinerância em Portugal“, que está patente de 12 de maio a 11 de junho na Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago. Esta exposição, que já passou por Coimbra, Lousã e Castelo Branco, alberga mais de 120 exemplares de livros cartoneros vindos de 19 países diferentes – da América Latina ao continente europeu. Através de uma parceria entre a Oficina de Ecologia e Sociedade do CES, a editora Vento Norte Cartonero, a Casa da Esquina, a Animar e suas associadas, o projeto Sinergias EDCEAUP e FGS foram criadas as condições para a exposição poder viajar por várias localidades de Portugal. Visite o Universo Cartonero em Beja e deixe-se entusiasmar por este universo!

 

Sabe o que é um livro cartonero?

A história das editoras cartoneras começa com um toque de fábula trágica. Era uma vez um país abaixo da famosa linha do Equador mergulhado em mais uma de suas costumeiras crises cíclicas. É o contexto no qual emerge a primeira editora cartonera do mundo; hoje calcula-se que funcionam mais de 150 no mapa do planeta. Criadas por pequenos grupos de pessoas ligadas ao fazer literário e cultural, em certos casos também a coletivos com preocupações políticas e sociais, as editoras cartoneras funcionam muitas vezes como propostas de intervenção para lançar vozes e linguagens de sujeitos sempre silenciados, para tornar a escrita e a leitura práticas de maior incidência na vida quotidiana, sobretudo entre setores que historicamente estiveram à margem da cultura letrada.

Estes livros levam-nos para o mundo da economia solidária e das alternativas económicas, mas sobretudo para a área da democratização do livro. São fabricados – em parte – de modo artesanal e as suas capas são de cartão reutilizado, fazendo com que cada livro seja um exemplar único.

Estes workshops realizam-se no âmbito do projeto Sinergias ED, promovido pela FGS e CEAUP. Contam com o co-financiamento do Camões, ICL , da Reitoria da Universidade do Porto e do projeto People and Planet promovido pelo Instituto Marquês de Valle Flor com o apoio do DEAR Programme.