“O que liga diferentes geografias, organizações e atores? Será que podemos aprender juntos/as sobre como transformar a realidade – a nossa em particular e do que nos rodeia – a partir de pontos e experiências tão distintas como a que cada um/a traz?”
Este é o desafio que o vídeo “Aprendizagens para transformar a realidade” lança, a partir da voz de quem viveu o projeto “Semear e Cuidar: um Impulso ao Desenvolvimento com as Comunidades de Nhangau”. Uma iniciativa que procurou trabalhar o desenvolvimento rural com as comunidades de Nhangau e que terminou em julho de 2019 com um Encontro Final na Beira (a partir do qual se pretendeu fazer uma retrospetiva dos últimos dois anos, refletir, avaliar o projeto e pensar passos futuros).
Promovido pela parceria entre a FGS – Fundação Gonçalo da Silveira, CISA – Centro de Investigação Santo Agostinho da Universidade Católica de Moçambique, GASNova – Grupo de Acção Social (Portugal), Graal Moçambique – Movimento Graal Moçambique, Núcleo Pabhodzi da Faculdade de Medicina da Universidade Católica de Moçambique e a Silveira House – Jesuit Social Justice and Development Centre (Zimbabué), o projeto contou também com o envolvimento do Serviço Distrital das Atividades Económicas da Beira, o ADPP – Colégio Politécnico de Nhamatanda e a Província Zimbabué-Moçambique da Companhia de Jesus. Foi cofinanciado pela Jesuit Mission Nuremberg, pelo Camões IP e pela campanha da FGS “Semear é Cuidar”.
Para saber mais sobre o projeto, aceda aqui.
Fotos: CISA, FGS , GASNova e Pabhodzi
Guião e tradução: FGS
Edição: Âmago