“Semear e Cuidar” – Encontro final do projeto na Beira – Moçambique

Parar, fazer uma retrospetiva, refletir, avaliar e pensar no futuro. Foram estas as metas do Encontro Final do projeto Semear e Cuidar na Beira, Moçambique.

Inicialmente prevista para março, esta atividade sofreu um adiamento de 3 meses devido ao Ciclone Idai. 

O encontro, pensado como atividade-fecho do projeto, teve a duração de dois dias e o objetivo de juntar alguns dos intervenientes e parceiros do projeto para que, em conjunto, se fizesse uma reflexão sobre os dois anos de ação e das suas aprendizagens, olhando e pensando, também, nos passos futuros. 

No âmbito do desenvolvimento rural, o projeto Semear e Cuidar teve como objetivo promover o desenvolvimento social e económico das comunidades de Nhangau, intervindo no sentido de reforçar as capacidades das Associações Locais de Produtores, e de capacitar agentes locais para reforçar a sua intervenção na educação comunitária e na redução da pobreza.  

O Encontro Final, dinamizado pela Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) e pelo Centro de Investigação Santo Agostinho da Universidade Católica de Moçambique (CISA), contou com a participação de 24 pessoas ligadas ao projeto: as 4 associações das comunidades de Nhangau envolvidas, membros das organizações promotoras e parcerias do projeto (FGS, CISA, Núcleo Pabhodzi, Graal Moçambique e Silveira House), um jesuíta, dois professores do ADPP – Instituto Politécnico de Nacala e dois avaliadores externos.    

O encontro terminou com uma reunião entre os parceiros promotores do projeto, tendo como objetivo refletir em conjunto sobre possíveis passos a dar no sentido de continuar o trabalho já feito. 


O Projeto Semear e Cuidar: Impulso ao Desenvolvimento com as comunidades de Nhangau é cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e pelos Jesuítas na Alemanha (Jesuit Mission Nuremberg), e promovido e desenvolvido pela parceria Fundação Gonçalo da Silveira, Centro de Investigação Santo Agostinho da Universidade Católica de Moçambique (CISA),  GASNova – Grupo de Acção Social (Portugal) , Graal Moçambique – Movimento Graal Moçambique, Núcleo Pabhodzi da Faculdade de Medicina da Universidade Católica de Moçambique, e Silveira House – Jesuit Social Justice and Development Centre (Zimbabué).