Uma proposta pedagógica para o Dia da Biodiversidade

Na próxima sexta-feira, 22 de maio, celebramos o Dia Internacional da Biodiversidade, uma data que pretende levar-nos a refletir sobre a nossa relação com o mundo natural.

No âmbito do projeto EDxperimentar, uma parceria entre a FGS, a Associação Casa Velha – Espiritualidade e Ecologia, a CooLabora e a Cooperativa Mandacarú, foi criada esta proposta que pretende disponibilizar itinerários pedagógicos para docentes do 1º ao 3º ciclo que queiram trabalhar com as suas turmas a questão da biodiversidade.

Esta atividade foi criada durante este período de confinamento social, onde a escola entrou em cada casa e o ensino à distância é uma nova exigência para professores e professoras, famílias e comunidades educativas como um todo. Está, por isso, pensada para este contexto, mas poderá ser adaptada ao contexto presencial.

Não obstante os avanços tecnológicos que já alcançámos, a espécie humana é totalmente dependente de ecossistemas vibrantes para garantir saúde, água, alimentos, roupa, combustível, habitação e energia, entre tantas outras coisas. Talvez este momento de confinamento nas nossas casas e de combate a uma pandemia mundial seja uma oportunidade para vivenciarmos a nossa cidadania global ajudando não só a “aplanar a curva” do COVID-19, mas também a “aplanar a curva” da perda de biodiversidade.

Esta é uma oportunidade para percebermos quais as relações entre ambas e para assumirmos compromissos individuais, familiares e coletivos que nos ajudem a proteger e cuidar de forma sustentável a teia frágil e essencial da vida no nosso único e excecional planeta.

O projeto EDxperimentar é co-financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.