• © Gustavo Lopes Pereira | Âmago
  • © Gustavo Lopes Pereira | Âmago
  • © Gustavo Lopes Pereira | Âmago
  • © Gustavo Lopes Pereira | Âmago
  • © Gustavo Lopes Pereira | Âmago

Transformação social: Encontro apontou caminhos alternativos

Nos dias 12 e 13 de janeiro teve lugar o Encontro Internacional “Sinergias para a transformação social – diálogos sobre Desenvolvimento”, uma iniciativa promovida pela Fundação Gonçalo da Silveira e pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) no âmbito do projeto “Sinergias ED”.

Ao longo de dois dias, e perante uma audiência de cerca de 120 pessoas, foram vários os investigadores e ativistas que aceitaram partilhar as suas experiências e visões sobre Desenvolvimento e Cidadania Global, criando momentos únicos de aprendizagem e de reflexão.

Entre os convidados presentes no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, esteve o sociólogo e Professor Catedrático Boaventura de Sousa Santos. Na sua comunicação, designada “Pedagogias Subalternas: educar para as alternativas ao desenvolvimento”, o Diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra defendeu que “o mundo não precisa do desenvolvimento, mas de alternativas ao desenvolvimento” enunciando aquelas que considera serem as sete ameaças que são também enormes desafios” que o mundo enfrenta hoje e que surgiram, precisamente, em nome do desenvolvimento. À sua apresentação, seguiu-se uma mesa redonda na qual se discutiram questões levantadas pelo público e em que participaram também Manuela Silva (ISEG e Fundação Betânia) e Miguel Silva (TESE e CEAUP).

Já no segundo dia de Encontro, realizou-se o painel “Educação para a Transformação Social” a partir de diferentes geografias e contextos de trabalho. Oscar Jara (Perú/Costa Rica), Liisa Jääskeläinen (Finlândia), Luísa Teotónio Pereira (Portugal), Stephen McCloskey (Irlanda do Norte) e Vanessa Andreotti (Brasil/Canadá) partilharam com a audiência testemunhos valiosos que nos permitiram continuar a refletir criticamente sobre os processos de transformação social – a sua complexidade, abordagens e possíveis caminhos a seguir, nomeadamente na área da educação.

As duas tardes do Encontro foram dedicadas a partilhar e refletir sobre os principais resultados do projeto “Sinergias ED”: os processos de trabalho conjunto entre Instituições de Ensino Superior e Organizações da Sociedade Civil Portuguesa e a construção de uma proposta de Referencial de formação em Educação para o Desenvolvimento (ED), destinada a facilitar o trabalho de técnicos de ONG, investigadores e outros profissionais da área.

Seguindo o ímpeto “sinérgico” deste Encontro, foi ainda possível reunir sete Revistas Científicas da área da Educação para a transformação social, numa partilha do que se tem feito nesta área: a Revista “Sinergias”, a primeira revista de cariz científico sobre ED, em Portugal; e as Revistas Educación Global Research, International Journal of Development Education and Global Learning, La Piragua, Policy & Practice, Rizoma Freireano e ZEP – Journal on International Education Research and Development Education.

Esta iniciativa foi realizada com o cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. e os apoios do CEsA, ISEG, Universidade do Porto e Fundação Calouste Gulbenkian. Contamos também com a parceria media do Portal VER e os serviços prestados pela âmago e pela Comunica.

A FGS e o CEAUP agradecem a todos, incluindo oradores, participantes e a toda a equipa de voluntários que prestou apoio logístico ao longo do Encontro.

Consulte as apresentações e os recursos utilizados no Encontro aqui.

Galeria completa aqui.

 

 

Fotografia e vídeo
© Gustavo Lopes Pereira | Âmago