Revista Sinergias 11 já disponível!

O número 11 da Revista Sinergias – Diálogos Educativos para a Transformação Social* nasce de um convite à submissão de propostas partilhado com três outras revistas europeias voltadas para a Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (ED/ECG):

  • International Journal of Development Education and Global Learning (Reino Unido);
  • Policy and Practice: A Development Education Review (Irlanda);
  • ZEP: Journal of International Research and Development Education (Alemanha).

O seu foco temático é “O Contexto das Políticas Públicas e a área de Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global” e centra-se na reflexão sobre a articulação entre políticas públicas nacionais e internacionais e a ED/ECG, nomeadamente, ao nível dos sucessos, dificuldades e desafios dessa articulação. Como habitual, para além do foco temático, publicam-se outros textos com naturezas e temas diversos, com o foco comum na educação para a transformação social.

Para além da qualidade e relevância dos textos que o compõem, destaca-se o facto deste número apresentar uma diversidade significativa de áreas geográficas, algumas delas representando uma estreia na Revista Sinergias, como é o caso da Colômbia, Moçambique e Austrália.

A revista está disponível, de forma gratuita, no website do projeto Sinergias ED.

* Revista especializada, com peer-review, desenvolvida no âmbito do projeto Sinergias ED, uma iniciativa conjunta do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) e da Fundação Gonçalo da Silveira (FGS). Mais em www.sinergiased.org


PREFÁCIO


EDITORIAL


ARTIGOS

Sustentabilidade e Cidadania: um olhar sobre estratégias nacionais no convergir para uma sociedade mais sustentável
Albertina Raposo, Isabel Abreu dos Santos & Lia Vasconcelos

El vínculo entre codesarrollo y Educación para el Desarrollo en la política española de Cooperación Internacional para el Desarrollo
  Alba Vallés Marugán

Colombia. Discursos, prácticas y rupturas de una propuesta en construcción. La Educación para el Desarrollo y la Ciudadanía
Diofanto Arce Tovar & Sandra Esmeralda Camacho

Escolas Transformadoras: colaboração, transformação e políticas educativas em Educação para a Cidadania Global
La Salete Coelho, Albertina Raposo, Ana Piedade, Hugo Marques, Leonor Teixeira, Marta Uva, Sandra Fernandes, Teresa Gonçalves, Margarida Silveira, Cristina Martins & Sofia Bergano

Respuesta de la universidad a la agenda 2030 desde el binomio: metodología-temática
Miren Barrenetxea Ayesta & Marta Barandiaran Galdós


OUTROS ARTIGOS

“Círculos de Cidadania” para uma cidadania global: Um programa de intervenção para a promoção da participação cívica de crianças
Maria Coelho Rosa & Maria Fernandes-Jesus

Global Citizenship Education Compass: Traversing the Bounds of Long Term Allocentrism
Nickolas Palmer


PRÁTICAS

O processo de reflexão sobre o projeto Reflexo – análise de trabalho colaborativo IES-OSC sobre a escola e as comunidades ciganas
Maria Luísa Branco, Rosa Carreira, Sónia de Sá & Ana Leonor Santos


DEBATE

Pensando colaborativamente “Os Futuros da Educação”
Alfredo Dias, Albertina Raposo, Joana Costa & Sara Borges

A interculturalidade na educação para a cidadania: uma reflexão no contexto moçambicano
Florentino Lourenço

Discurso literario y pensamiento crítico
Hilda Varela-Barraza & Miguel Escobar-Guerrero


ENTREVISTA

Entrevista a Daniel Cara – Sociedade civil e transformação política e social


DOCUMENTO-CHAVE

Multilingual Global Education Digest 2020 (PT)

Multilingual Global Education Digest 2020 (EN)


RECENSÃO CRÍTICA

Educación para la Ciudadanía Global Crítica


PUBLICAÇÕES RECENTES

 Celebrar a Coragem dos Defensores de Direitos Humanos

Caderno Geração ODS

Get up! Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global

Caderno MICAR


RESUMO DE TESES


A revista digital Sinergias – Diálogos educativos para a transformação social é uma revista de cariz científico especializada, com peer-review, que se pretende constituir enquanto plataforma internacional de discussão e reflexão concetual, metodológica e sobre a prática no campo da Educação para o Desenvolvimento/ Educação para a Cidadania Global/ Educação Global, servindo de veículo de produção e partilha do conhecimento nesta área. 

Informação para a submissão de artigos: http://www.sinergiased.org/index.php/revista/calls