Referencial de Educação para o Desenvolvimento em Consulta Pública

Referencial ED (1)
Encontra-se em processo de Consulta Pública até 26 de abril de 2016, no site da Direção-Geral de Educação (DGE), a proposta de Referencial de Educação para o Desenvolvimento – Educação Pré-escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário.

O Referencial de Educação para o Desenvolvimento é um documento orientador que visa enquadrar a intervenção pedagógica da Educação para o Desenvolvimento, como dimensão da educação para a cidadania, e promover a sua implementação na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário.

A proposta identifica seis temas a trabalhar progressivamente: desenvolvimento, interdependências e globalização, pobreza e desigualdades, justiça social, cidadania global e paz. Cada tema tem associados determinados conhecimentos, capacidades, valores, atitudes e comportamentos.

Este Referencial poderá ser também ser um instrumento de trabalho para outras entidades e agentes educativos com interesse em atuar na área da Educação para o Desenvolvimento, nomeadamente através da produção de recursos e materiais pedagógicos-didáticos e da formação inicial e contínua de docentes.

Todos os contributos devem ser enviados até 26 de abril para cidadania.edu.desenvolvimento@dge.mec.pt

Qualquer cidadão pode participar na discussão, incluindo docentes e estruturas de gestão pedagógica de qualquer estabelecimentos de educação e ensino, bem como entidades públicas e da sociedade civil que atuem no domínio da Educação para o Desenvolvimento.

Este documento foi elaborado pela DGE, pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.), pelo CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral e pela FGS – Fundação Gonçalo da Silveira com o apoio de uma consultora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.