Projeto MIC promove encontro de participação comunitária do Lumiar e Alta de Lisboa

posted in: Arquivo | 0

No âmbito do mapeamento “Dá voz ao teu bairro”, promovido pelo projeto MIC – Movimento de Impacto em Cadeia, deu-se no passado dia 9 de março um encontro de participação comunitária com foco na zona do Lumiar e Alta de Lisboa.

Tendo como objetivo tornar a cidade de Lisboa mais resiliente, inclusiva e sustentável, esta atividade do projeto constitui-se por uma série de encontros participativos entre residentes e trabalhadores de 4 áreas de Lisboa – Ajuda, Lumiar e Alta de Lisboa, Marvila e Alfama –, com o objetivo de construir colaborativamente um mapeamento de infraestruturas, iniciativas e serviços neste âmbito.

A conversa relativa ao Lumiar e Alta de Lisboa contou com cerca de 17 residentes e/ou trabalhadores e trabalhadoras nesta zona que, divididos(as) em 3 grupos, identificaram os valores que consideram mais importantes num bairro e quais os tipos de espaços e serviços que levam a um nível mais elevado de sustentabilidade e de bem-estar comunitário. Num segundo momento, os grupos passaram à prática e identificaram quais os seviços, espaços e iniciativas de bem-estar comunitário que existem e que faltam no território do Lumiar e Alta de Lisboa.

Para além de promover um maior interconhecimento entre pessoas que vivem o dia-a-dia desta zona, este momento permitiu aos e às participantes conhecer espaços e serviços que existem na sua zona e que desconheciam até então, assim como refletir sobre o que faz falta na sua área de residência e/ou trabalho, quer para si próprio(a) quer para aqueles e aquelas que o/a rodeiam.

Se este é um tema que lhe interessa, pode participar através do preenchimento do formulário “Mapear a Cidade”, que tem como objetivo dar a conhecer o território, construir conhecimento e tornar visíveis as infraestruturas, iniciativas e serviços produtores de bem-estar comunitário e sustentabilidade.


O projeto MIC – Movimento de Impacto em Cadeia é promovido pela Zero Waste Lab, em parceria com a 4 ChangeFGS – Fundação Gonçalo da SilveiraMovimento de Expressão FotográficaZero Waste Youth e Junta de Freguesia de São Vicente.