Projeto ‘Escola Ser Vivo’ promove webinar sobre “Como criar uma sementeca na escola”

O último ano do projeto ‘Escola, Ser Vivo dentro de um Ecossistema’ começou em setembro de 2020 e durará até maio de 2021. Neste tempo, uma das componentes a que o projeto se propõe é a criação de uma biblioteca de sementes nas escolas onde as atividades do projeto decorrem: Agrupamento de Escolas de Benfica e Agrupamento de Escolas Lindley Cintra.

Este trabalho tem sido pensado em conjunto com os professores bibliotecários dos agrupamentos, dando forma a uma iniciativa chamada “Sustenta (com) habilidade”. No âmbito do plano de ação desta iniciativa, promoveu-se um webinar, dinamizado por um elemento ligado ao projeto ‘Círculo de Sementes’, sobre sementecas e como criá-las em contexto escolar.

Este webinar foi aberto às comunidades educativas dos Agrupamentos Escolares envolvidos e foi promovido em dois dias e horários diferentes, de forma a abranger mais participantes. A primeira sessão contou com duas docentes e uma turma de 10º ano. A segunda sessão, que pode ser revisitada no vídeo abaixo, teve a participação de vários elementos da comunidade educativa, quer do Lumiar, quer de Benfica.

Agora, havendo já um grupo de pessoas interessadas em levar a cabo esta iniciativa, seguem-se os próximos passos do plano de ação no sentido de criar uma sementeca nestas escolas, como foco de dinamização e reflexão sobre temas como alimentação, sustentabilidade, biodiversidade e ambiente.

Gravação do Webinar “Como criar uma sementeca na escola”

O projeto ‘Escola, Ser Vivo dentro de um Ecossistema’ é co-promovido pelo e é promovido em conjunto pelo CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amilcar Cabral e FGS – Fundação Gonçalo da Silveira, e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.