Projeto Alternativas: «Encontrar e disseminar antídotos para a apatia»

O projeto “Alternativas: experiências locais para uma transformação global” arrancou formalmente no passado mês de outubro com a realização da primeira reunião entre as cinco organizações parceiras. Durante os próximos meses o projeto prevê mapear e divulgar iniciativas locais de mudança[1] que sirvam de catalisador para novos projetos e ações de transformação social.

A iniciativa nasceu da convicção de que o mundo atual exige-nos conhecer, divulgar e replicar verdadeiras experiências alternativas – capazes de conciliar bem-estar, ambiente e justiça social e de contribuir para uma sociedade mais solidária, justa, inclusiva e sustentável. Foi neste contexto que a Fundação Gonçalo da Silveira se juntou à Coolabora – Intervenção Social, à Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IP Leiria, à FEC – Fé e Cooperação e à Rede Inducar para concretizar o projeto “Alternativas”.

Trata-se, sobretudo, de uma iniciativa de capacitação e de aprendizagem que assume um objetivo duplo: por um lado, pretende fortalecer a reflexão e a aprendizagem sobre valores, atitudes e comportamentos capazes de provocar transformação social e, por outro, quer mapear, divulgar e colaborar com projetos, movimentos ou ações alternativas na perspetiva da Cidadania Global.

Para já, realizaram-se as duas primeiras reuniões de trabalho entre os parceiros – a primeira, a 18 de outubro, em Lisboa e uma seguinte, em Leiria, a 15 de novembro onde se deram os primeiros passos “teóricos” – nos conceitos, dimensões e metodologias – e se partilharam expetativas em relação ao “Alternativas”. “Encontrar e disseminar antídotos para a apatia” foi uma dessas expetativas apontadas pela equipa.

O projeto será desenvolvido durante os próximos dois anos (de outubro de 2016 a setembro 2018) tirando partido das potencialidades e conhecimentos específicos de cada uma das organizações envolvidas. A diversidade da parceria – quer institucional, quer geográfica – será seguramente um dos desafios deste projeto que se espera que se converta também numa oportunidade única para criar uma comunidade de pessoas e organizações dedicadas à transformação social.

O projeto “Alternativas: experiências locais para uma transformação global” é cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

 

 

[1] Entendemos por Iniciativas Locais de Mudança (ILM) as experiências locais de base comunitária que apresentam propostas concretas válidas, exequíveis e coerentes para uma maior justiça social, participação e sustentabilidade à escala local e global. São iniciativas que procuram ser económica, social, cultural e ambientalmente sustentáveis e que têm uma visão integrada e global do mundo. Apoiam, por isso, a transição para um mundo e modelos de sociedade e economia mais sustentáveis e equitativos, apresentando outras formas de pensar e agir face às necessidades sociais, culturais e económicas dos nossos tempos. São também experiências que não se fecham em si mesmas, mas que têm a capacidade de refletir criticamente sobre as suas práticas à escala local e global e que, por isso, são experiências passíveis de serem replicadas e de serem alvo de reflexão acerca das alternativas existentes com impacto na transformação a nível global.