Produzir e divulgar conhecimento em Educação para o Desenvolvimento

posted in: Arquivo | 0

Londres, Lisboa, Cartagena das Índias, Bergen. Investigadores ligados ao projeto Sinergias ED percorreram um roteiro diversificado ao longo dos últimos meses com a apresentação de Comunicações em várias Conferências de âmbito internacional.

As iniciativas decorreram entre maio e agosto e permitiram dar a conhecer o projeto Sinergias ED: fortalecer a ligação entre investigação e ação na Educação para o Desenvolvimento em Portugal, junto de públicos muito abrangentes. Coube aos investigadores Cecília Fonseca, Filipe Martins e La Salete Coelho abordar a identidade e os objetivos deste projeto, bem como algumas das suas atividades, nomeadamente a Revista Científica SINERGIAS, a primeira revista científica especializada em Educação para o Desenvolvimento publicada em Portugal.

Na perspetiva das várias organizações parceiras no Sinergias ED, produzir e divulgar trabalhos de investigação sobre as práticas realizadas pelo projeto é uma forma de incentivar à prática da investigação e ao reconhecimento da sua importância como caminho para valorizar a Educação para o Desenvolvimento em Portugal.

Para estas presenças contribuiu, ainda, o Prémio “Investigação para o Desenvolvimento”, entregue a este projeto e que garantiu financiamento para a continuidade das atividades de sistematização científica de dados e resultados do muito trabalho desenvolvido nos últimos três anos. A quantidade e qualidade destas apresentações conferiu ao Sinergias ED e aos seus resultados uma elevada visibilidade.

Para além destas, desde o início da 2ª edição do projeto que se têm sucedido os momentos de apresentação e de comunicação do mesmo, dos seus produtos e resultados.

 

Lista total de participações ao abrigo do projeto Sinergias ED:
– III COOPEDU – Cidadania Global, ISCTE, Lisboa, 27 e 29 de junho de 2016
– Simpósio Internacional sobre Educação e Pedagogia: Paz e Cidadania Global, Universidade Aberta, Lisboa, 15 de setembro de 2016
– Encontro “Global Education: towards a World of Solidarity“, organizado pelo GENE, Paris, 28 de novembro de 2016
– GENE 36th Roundtable, Bruxelas, 29 de abril de 2017
– Conferência “Evidence based research for policy development in Global Education”, DERC, Londres, 10 de maio de 2017
– III Congresso Internacional OBSERVARE “Beyond Borders – people, spaces, ideas”, UAL, Lisboa, 17 de maio 2017
– 5th Action Research Network of the Americas (ARNA) 2017 Annual Conference “Participación y Democratización del Conocimiento: Nuevas Convergencias para la Reconciliación”, Cartagena de Indias, Colômbia, 15 de junho 2017
– EADI-NORDIC Conference 2017 “Globalisation at the Crossroads – rethinking inequalities and boundaries”, Bergen, Noruega, 21 a 23 de agosto 2017