Pode haver cidadania sem desenvolvimento?

Pode haver cidadania sem desenvolvimento? Discutindo a relação local-global nas práticas de ED na Escola e na Formação é o mote para discussão no evento que encerrará dois anos de percurso que o CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral – e a FGS – Fundação Gonçalo da Silveira – desenvolveram em conjunto com vários atores da comunidade escolar.

Este percurso visou contribuir para o reforço das condições da aplicação prática do Referencial de Educação para o Desenvolvimento no sistema formal de ensino através de um estudo em que identificasse as problemáticas potenciadoras e bloqueadoras da sua aplicação e retroalimentasse a formação inicial e contínua de educadores/as e professores/as.

Dia 25 de janeiro irá partilhar-se as principais conclusões deste estudo, das 14h30 às 18h30, no auditório do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, sita na rua Rodrigues Sampaio, 113 (entrada traseira do edifício, paralela à Avenida da Liberdade), em Lisboa. Além da partilha das conclusões, haverá espaço para discussão com atores das comunidades educativas – professores/as; educadores/as; estudantes; diretores/as; coordenadores/as de Cidadania e Desenvolvimento; auxiliares educativos/as; encarregados/as de educação; organizações da sociedade civil – sobre a dimensão do Desenvolvimento nas práticas de ED e de Cidadania e Desenvolvimento na Escola e na Formação.

Consulte o programa deste evento, aqui. Para participar, basta preencher esta ficha de inscrição até dia 22 de janeiro


Juntos, pela Transformação e Justiça Social.


*Este evento é acreditado enquanto uma Ação de Formação de Curta Duração (ACD, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio), para efeitos de progressão da carreira docente de educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e docentes de educação especial.