ONG e escolas voltam a encontrar-se no âmbito do projeto Educação para a Cidadania

Participantes do encontro de consórcios

No passado mês de março, entre os dias 10 e 11, ONG e escolas envolvidas no projeto Educação para a Cidadania voltaram a reunir-se no terceiro e último encontro de consórcios do projeto, que se realizou em formato residencial, na Universidade dos Valores, em Mafra. 

O encontro, que juntou 22 pessoas, foi mais um espaço de interconhecimento e partilha, reflexão, sistematização, discussão e planeamento do projeto, iniciado em 2019 e que caminha, agora, para o seu término. Para além dos três consórcios que colaboram no projeto – AIDGLOBAL e Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo; YUPI e AE de Gondifelos e Assoc. Famalicão em Transição; e FEC e AE da Damaia – e da equipa implementadora do projeto (FGS e CEDH-UCP), este momento reuniu também representantes do Programa Cidadãos Ativ@s e do The European Wergeland Centre

Ao longo do primeiro dia, as e os participantes focaram-se no percurso realizado por cada um dos consórcios, estruturando, assim, as histórias dos caminhos trilhados ao longo destes últimos 3 anos. Apoiados por uma linha do tempo, cada consórcio colocou em perspetiva momentos significativos, impactos e aprendizagens decorrentes da implementação do seu plano de ação. A jornada de trabalhos culminou com uma exposição interativa, composta por materiais relacionados com a implementação do projeto. Seguiu-se um momento de convívio, em jeito de tertúlia, no qual se conversou sobre o projeto e sobre a educação para a cidadania em contexto escolar. 

A manhã do segundo dia foi dedicada à apresentação da linha do tempo de cada um dos consórcios. Esta informação foi reunida e sistematizada por relatoras e relatores, da parte da tarde, a partir de três eixos: Whole School Approach (WSA); Desenvolvimento e Avaliação de Competências em Educação para a Cidadania; Relação entre ONG e Escolas em Educação para a Cidadania. Ainda antes do final do encontro, discutiram-se e recolheram-se ideias para os principais produtos do projeto, com destaque para a vídeo-reportagem, a publicação e o encontro final, este último a realizar-se na Fundação Calouste Gulbenkian, no próximo dia 22 de julho.

TNAF9791
DLVG8296
STHK1117
IMG_5611
RRKM4813
CCGE6668
KHKY0868
IMG_5621
KTWS6494
IMG_5691
IMG_5688
IMG_5611
previous arrow
next arrow

No seu todo, as avaliações das e dos participantes no encontro foram muito positivas, tendo-se destacado o facto de se voltar a estar presencialmente com a equipa, bem como os momentos de partilha e reflexão que contribuíram para motivar todas e todos.  

“As dinâmicas criadas foram positivas e motivadoras, mas acima de tudo estruturantes, reforçando o foco nos objetivos e na intencionalidade da ação sobre os alunos. Foi importante ver a mais-valia do projeto na dinâmica dos Agrupamentos, que se alargou para além dos grupos-alvo em termos de população escolar. Ver o efeito desmultiplicador do WSA foi excelente.”

O projeto “Educação para a Cidadania” é uma iniciativa do programa Cidadãos Ativ@s, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto, implementado pela Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) e pelo Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto (CEDH-UCP).