Oficina de formação acreditada em Educação para a Cidadania Global

A FGS e o CIDAC organizam uma Oficina de Formação sobre Educação para a Cidadania Global, centrada no Referencial de Educação para o Desenvolvimento*, elaborado pela Direção Geral da Educação em conjunto com as duas organizações, e dirigida a educadores/as e docentes do Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo.

Acreditamos ser uma proposta formativa pertinente, especialmente no quadro de experimentação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, que conta com a criação da disciplina “Cidadania e Desenvolvimento” em todos os ciclos de ensino.

A formação terá lugar nos dias 21 e 28 de Outubro e 11 e 25 de Novembro de 2017, na sede do CIDAC, em Lisboa. A inscrição pode ser efetuada até dia 16 de outubro aqui. A inscrição é gratuita, mas obrigatória e limitada a um número máximo de 20 participantes (por ordem de inscrição).

A organização garante as refeições (almoços) nos dias de formação presencial. As despesas de deslocação deverão ser asseguradas pelos participantes.

Esta iniciativa acontece no âmbito do projeto Desafios Globais: reforçar a ECG em meio escolar para responder aos contextos da atualidade.

Consulte o cartaz.
Consulte o Programa (provisório).

 

* O Referencial de Educação para o Desenvolvimento constitui-se como documento orientador que visa enquadrar a intervenção pedagógica da Educação para o Desenvolvimento, como dimensão da educação para a cidadania, e promover a sua implementação na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. Pode ser consultado aqui.