O projeto “Escolas Transformadoras” promove a ED/ECG na ESE de Viana do Castelo e no Instituto Politécnico de Beja através de formações temáticas

O projeto Escolas Transformadoras tem promovido, ao longo do último ano e meio, sessões de formação específicas, temáticas e metodológicas com docentes das três Escolas Superiores de Educação dos Institutos Politécnicos envolvidas no projeto: ESE IPBeja, ESE IPViana do Castelo e ESE IPSantarém. Em janeiro e fevereiro passados, estas sessões ocorreram, pela terceira vez, em Viana do Castelo e em Beja.  

Partindo do trabalho desenvolvido nas duas sessões anteriores, onde se discutiu o que é a Educação para o Desenvolvimento e a Educação para a Cidadania Global  (ED/ECG) e como pode integrar o dia a dia nas escolas, foram debatidas propostas neste sentido – formas de integrar a ED/ECG nas unidades curriculares ou mesmo noutros espaços das escolas, a partir do trabalho realizado até aqui e do que se perspetiva fazer. 

Assim sendo, ambas as sessões foram planeadas com os mesmos objetivos: fazer um ponto de situação e acompanhamento do que está a ser dinamizado em cada um dos locais e introduzir alguns conteúdos sobre como registar e sistematizar estes percursos  numa perspetiva da construção de conhecimento em ED/ECG. 

Momento de formação na ESE do IPViana do Castelo

Em Viana do Castelo, o momento decorreu na manhã de 28 de janeiro, no qual os/as docentes participantes apresentaram as atividades de ligação à ED/ECG que têm desenvolvido ou que vão ainda desenvolver nas suas Unidades Curriculares, partindo de questões-base como:

até que ponto estas atividades terão desenvolvido a capacidade crítica e de questionamento dos/das intervenientes?”

OU

“como é que, com estas atividades, se está a promover o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de relações democráticas e humanas?

Já em Beja, na tarde de 19 de fevereiro, a discussão partiu de algumas questões que têm vindo a ser levantadas durante o projeto Escolas Transformadoras, com foco nas metodologias utilizadas pelos e pelas docentes; na participação dos e das estudantes na vida da escola; no tipo de utilização dos espaços coletivos do IPBeja; e no registo e sistematização de conhecimentos na instituição.  

Momento de formação na ESE do IPBeja

Em ambos os espaços, procurou-se encontrar possíveis soluções para as problemáticas discutidas, assim como ligar as experiências de cada participante ao conceito de ED/ECG e a sua importância, focando o registo e sistematização de conhecimentos como ferramenta essencial num processo de aprendizagem em conjunto. 

O próximo passo será a realização desta formação específica também na ESE de Santarém, completando assim o ciclo das primeiras sessões de formação específicas previstas para este ano letivo nos 3 territórios. 

Quer em Viana do Castelo, quer em Beja, quer em Santarém, o intuito destas sessões tem sido  perceber, juntamente com os e as participantes, quais os benefícios de integrar a ED/ECG no currículo da formação de professores/as e promover esta mesma integração através de metodologias  transformadoras.