“O Dia Universal dos Direitos da Infância promove dinâmicas na escola”

A 20 de novembro de 1989 as Nações Unidas lançaram um documento que anunciava os direitos civis, políticos, económicos, sociais e culturais de todas as crianças, a Convenção dos Direitos da Criança (CDC). Desde essa data que a ONU reconhece oficialmente o dia 20 de Novembro como o «Dia Universal dos Direitos da Infância».

Na FGS acreditamos que a Educação é uma ferramenta privilegiada para a transformação social. É com este propósito que desenvolvemos um trabalho de continuidade junto de comunidades educativas de Norte a Sul do País, apoiando a sua tarefa de formar pessoas comprometidas com a justiça, a solidariedade e os direitos humanos.

A propósito do Dia Universal dos Direitos da Infância, que hoje se celebra, trazemos o testemunho das educadoras do Jardim de Infância Fernando de Bulhões, uma Escola que temos acompanhado num trabalho de interligação às temáticas da Cidadania Global.

O desafio que lançámos: qual a importância do Dia Universal dos Direitos da Infância para trabalhar com as crianças a Cidadania Global?

“A educação pré-escolar tem um papel preponderante na educação da criança por isso no Jardim de Infância, agimos envolvendo sempre as famílias, a comunidade educativa, nas dinâmicas desenvolvidas no âmbito das temáticas de cidadania global, desenvolvendo nas crianças competências relacionais e sociais que facilitem o viver em comum.

Os agentes educativos são chamados a participar duma forma aberta, nas turmas, nos eventos, nos convívios, realizando em conjunto com os alunos tarefas às quais damos mais visibilidade nos espaços do Jardim-de-infância, expondo-as.

O Dia Universal dos Direitos da Infância inicia o trabalho com as famílias promovendo as dinâmicas de sala. Não há discriminação entre alunos/turmas/famílias, tudo é feito no interesse superior da criança, respeitando a opinião da criança que é ouvida e tida em conta tornando-as mais responsáveis, solidárias e livres de preconceitos.

Esta envolvência é muito positiva e tem mudado atitudes, formas de estar, valores e, assim, a interação família-escola reflete a cooperação com toda a comunidade educativa.”

As educadoras do Jardim de infância Fernando de Bulhões:

Ana Maria Silva
Clara Alves
Carminda Dias
Filomena Franco

 

O Dia Universal dos Direitos da Infância é uma das seis datas simbólicas celebradas na Coleção “1 Dia para Agir”, um recurso pedagógico promovido pelo ACIDI IP e produzido pela equipa da FGS no âmbito do projeto M=Igual? . Através do site do projeto, pode consultar este e outros recursos e subscrever a nossa newsletter com atividades e recursos pedagógicos sobre Cidadania Global. Veja aqui.