A 24 de maio de 2015, o Papa Francisco assinou a carta encíclica Laudato Sí – Sobre o Cuidado da Casa Comum. Este documento apresenta de forma muito concreta os desafios que a nossa Casa Comum enfrenta e propõe como caminho a seguir uma Ecologia Integral que assume que tudo está interligado e que as dimensões humana, social, cultural, económica e ambiental não estão separadas. Esta visão desafia-nos a, de forma colaborativa e abrangente, convertermos as relações que estabelecemos com o nosso Planeta e com o resto da Humanidade em relações baseadas numa ética do cuidado e da co-responsabilidade.

 

Para celebrar os 5 anos da Laudato Sí, a FGS junta-se a várias organizações a nível mundial e, até ao final de 2021, celebrará o Ano Laudato Sí, através da divulgação e dinamização de diversas atividades que pretendem dar vida às propostas da Laudato Sí. Essas propostas podem ser sintetizadas em 7 objetivos, que orientam o trabalho a realizar ao longo deste ano especial e que são partilhados por todas as organizações e pessoas que pretendem fazer deste ano um momento de compromisso com a sustentabilidade da nossa Casa Comum.

Os 7 objetivos da Ecologia Integral

Clique nos botões em baixo e fique a saber o que a FGS, a Rede Cuidar da Casa Comum e outras organizações estão a fazer ao longo deste ano. Deixe-se inspirar pelas aprendizagens que vamos realizando e fique a conhecer melhor o conceito de Ecologia Integral.

Acompanhe-nos ao longo deste ano e envolva-se!