Que caminhos institucionais ou pessoais podemos seguir para caminharmos no sentido de uma conversão ecológica?

Este é o verdadeiro desafio que o Ano Laudato Sí nos lança à FGS, enquanto instituição da Igreja Católica, mas também enquanto educadores e educadoras que acreditam que uma Cidadania Global crítica e comprometida com o mundo exige passos concretos de transformação social.

Nesta página partihamos consigo várias ideias e recursos que outros movimentos e instituições católicas e a FGS vão produzindo e que podem ajudar-nos num caminho de aprendizagens partilhadas para esta conversão ecológica.

O que é a Conversão Ecológica?

Um vídeo produzido pelo Eco-Catholic um movimento promovido no Reino Unido por várias organizações católicas, onde se incluiu a Companhia de Jesus e a CAFOD e que assume como sua missão o apoio à exploração e aprofundamento dos ensinamentos da fé católica sobre as questões ecológicas. O Eco-Catholic cria vários recursos pedagógicos como animações ou vídeos que ajudam a perceber melhor o que é a Ecologia Integral.

Saiba mais sobre a Eco-Catholic e os seus recursos AQUI.

Práticas inspiradoras

Casa Velha inicia o seu Ecodiagnóstico

A Associação Casa Velha – Espiritualidade e Ecologia iniciou em novembro de 2020 o seu Ecodiagnóstico a partir de uma ferramenta partilhada pela Rede Cuidar da Casa Comum.

Fique a saber mais sobre este caminho AQUI.

Como tornar o escritório da nossa organização eco-friendly?

O Jesuit European Social Centre (JESC) está trilhar um caminho de construção de práticas organizacionais no seu escritório que suportem uma transição justa e ecológica. Assim, criaram um pequeno guia in a nutshell que explica as várias opções que foram tomando nesse sentido. Deixe-se inspirar por este exemplo.

Saiba mais AQUI.

Recursos de apoio

7 dias com propostas de Ecologia Integral

No âmbito do ciclo de webinars promovido pelo BeGreen / Ecological Film Festival, a FGS – Fundação Gonçalo da Silveira apresenta uma proposta pedagógica com várias ideias de ações a levar a cabo em 7 dias para caminharmos no sentido de uma conversão ecológica. Clique, explore e partilhe:

Como podemos viver a vida da Laudato Sí?

A Living Laudato Si’ Philippines começou como um movimento interreligioso que desde 2018, 5 anos após a passagem do supertufão Haiyan pelas Filipinas, chama a atenção das instituições financeiras do seu país para desinvestirem de operações financeiras ligadas à indústria do carvão e a atividades com impactos perigosos a nível ambiental. 

No seu trabalho criaram várias propostas concretas de mudança de estilo de vida que podem ajudar instituições e pessoas no caminho de uma conversão ecológica.

9 propostas para uma conversão ecológica individual AQUI

7 propostas para uma conversão ecológica de uma escola AQUI.

Como cruzar a Laudato Sí com a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável?

A Living Laudato Si’ Philippines criou um pequeno guia que cruza os vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com as propostas da Encíclica Laudato Sí e deixa propostas concretas (individuais e institucionais) para contribuirmos para os ODS. Saiba mais AQUI.