Novembro de 2020: um mês abundante para o Sinergias ED

II encontro da Comunidade Sinergias ED e lançamento do número comemorativo da revista Sinergias


II encontro da Comunidade Sinergias ED

Novembro foi um mês abundante para o projeto Sinergias ED.

O II encontro da Comunidade Sinergias ED decorreu no passado dia 24 de novembro, no seguimento do I encontro, no âmbito da 4ª edição do projeto, que aconteceu na primeira semana do mês.

Nos 20 dias entre ambos os encontros, os membros da Comunidade foram desafiados a contruir, de forma individual, um mapa das aprendizagens. O objetivo deste exercício foi refletir sobre as aprendizagens decorrentes das dinâmicas colaborativas onde cada membro se envolveu ao longo da 3ª edição do projeto. Assim, o II encontro da Comunidade Sinergias ED teve como objetivo primordial a apresentação dos mapas de aprendizagem e, a partir deles, a promoção de um diálogo, de uma partilha e de uma reflexão coletiva que culminará com a elaboração de um relatório.

“Fiquei surpreendida”; “gerou-me sentimentos gratificantes”; “foi rico de aprendizagens partilhadas”; “despertou memórias e aprendizagens”; “continuei animada”; “é motivador para a continuidade no projeto” e vários agradecimentos pelo “momento de proximidade na distância”. Estas foram algumas das partilhas recolhidas aquando da avaliação do encontro.

Ambos os encontros decorreram durante a manhã, através de um formato virtual, e contaram com a participação de cerca de 25 membros.

Também em novembro, no dia 18, foi a vez de promover um espaço virtual aberto a todos os/as interessados/as para além da Comunidade Sinergias ED. O lançamento do número comemorativo da Revista Sinergias – diálogos educativos para a transformação social contou com a participação média de 50 pessoas, incluindo participações internacionais.

Este evento especial procurou, não só, ilustrar uma parte dos processos e das reflexões emergentes no campo da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global (EDCG), que encontraram lugar na revista Sinergias ao longo de 7 anos e 10 números, mas também, e sobretudo, procurou dar voz às pessoas que fazem da EDCG o seu campo de trabalho, de modo a promover diálogos e ações em torno de uma educação para a transformação social.

Após apresentação da revista Sinergias e, em particular, deste número comemorativo, estivemos à conversa com 7 convidados, de diferentes geografias e idiomas, sobre os desafios atuais da educação para a transformação social. Contamos com a intervenção de Albertina Raposo, Júlio Santos E La Salete Coelho (Portugal), Liam Wegimont (Irlanda); Momodou Sallah (Reino Unido); Oscar Jara (Costa Rica) e Sergio Belda (Espanha).

Houve ainda tempo de celebrar, com um brinde virtual, a todas as sinergias criadas e fortalecidas no âmbito da revista.

Pode assistir ao vídeo de lançamento do número comemorativo da revista Sinergias – diálogos educativos para a transformação social em www.sinergiased.org.

O projeto Sinergias é promovido de forma colaborativa entre o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) e a FGS | Fundação Gonçalo da Silveira. Conta com o cofinanciamento de Camões – Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa, I.P. e Universidade do Porto.