Membros da Rede Xavier e Direção do JESC reúnem em Lisboa

posted in: Arquivo, Eventos, Parceiros | 0

Entre 4 e 11 de outubro, Lisboa receberá os membros da Rede Xavier – a primeira rede internacional de organizações jesuítas que trabalha colaborativamente em prol da Justiça Social – e do Comité de Direção do JESC (Jesuit European Social Centre) – o Centro Social Europeu dos Jesuítas, cuja missão é refletir sobre a vida, as políticas e as práticas da União Europeia no sentido da Ecologia e da Justiça Social.

Irão realizar-se três encontros distintos: dois no âmbito da Rede Xavier (um workshop de suporte aos membros da rede relativamente ao Sistema de Proteção e Cuidado de Menores; e a Reunião Anual entre os membros da Rede), e um no âmbito do JESC (uma das duas reuniões anuais presenciais do Comité de Direção).

O workshop “Supporting Xavier Network Partners in Child Safeguarding”, a decorrer entre 4 e 6 de outubro, terá como objetivos apoiar os membros da Rede Xavier na compreensão do seu papel no reconhecimento e denúncia de abusos infantis; e equipá-los de ferramentas e capacidades para implementar os processos e políticas de proteção de menores.

A Reunião da Rede Xavier – 7 a 9 de outubro – servirá, entre outros, para discutir os resultados do workshop previamente mencionado, atualizar os membros do estados das respostas de emergência que têm sido dadas pela Rede Xavier (Filipinas, Nepal, Moçambique, Venezuela), e apresentar o ponto de situação dos vários grupos de trabalho dentro da rede.

A Fundação Gonçalo da Silveira atuará como entidade anfitriã e participante nos três encontros, que decorrerão no Seminário da Torre d’Aguilha e na Cúria Provincial.