Jovens universitários desafiados a pensar os média

Qual o impacto da realidade mediática na tua vida?

“É pena só termos tido umas horas, quando o tema dava para muito mais”. Foi desta forma que um dos participantes descreveu a sua experiência no workshop “Os média: entre nós e a realidade”, realizado a 7 de novembro, no Centro Universitário P. António Vieira (CUPAV), em Lisboa.

A iniciativa teve como objetivo desafiar jovens universitários a pensar a presença e o impacto dos média nas suas vidas e ao mesmo tempo sugerir e debater ferramentas para a desconstrução, análise e consumo crítico dos mesmos.

Durante a sessão, promovida pela 4Change e pela FGS, e que juntou uma dezena de participantes, procurou-se estimular o debate a troca de ideias entre todos os presentes, que aderiram de uma forma muito positiva.

 

“É um tema ao qual não devemos ser passivos”

Verificar as fontes das notícias, ampliar o leque de média que se consome e fundamentar opiniões foram apenas algumas das ideias que surgiram no final desta sessão.

Após a experiência, fica a convicção de que existe espaço para continuar a trabalhar este tema, de crescente importância face a um mundo imerso em imagem, palavra e som. E é simultaneamente esta a proposta e o desafio da Literacia Mediática: conhecer melhor o campo vasto dos média, para dele tirar o maior proveito.

Esta atividade foi realizada no âmbito do plano de atividades do CUPAV para universitários e baseada na publicação “Literacia para os Média e Cidadania Global: Caixa de Ferramentas”.