O CIDAC e a FGS promoveram, entre 2017 e 2018, um estudo de natureza exploratória que procurou perceber que iniciativas de Educação para a Cidadania Global têm sido implementadas nas escolas em Portugal e de que modo é que estas se cruzam com a noção de Educação para a Cidadania Global construída e desenvolvida ao longo do projeto “Desafios Globais: Reforçar a Educação para a Cidadania Global nas Escolas para responder aos contextos da atualidade”,
Através de um questionário online, criado de raiz a partir das reflexões tidas no âmbito do projeto, sobre a Educação para a Cidadania Global, foram analisadas 124 iniciativas, correspondentes a 98 estabelecimentos de ensino. Destes, 92% pertencem ao sistema público, e o seu conjunto representa todas as NUTS II do país, exceto a Região Autónoma dos Açores.
O estudo assumiu como ponto de partida um conjunto de 7 critérios essenciais:
- a presença de um conjunto de valores éticos ligados à justiça social, solidariedade e equidade;
- a promoção consciente e intencional do pensamento crítico;
- a inter-relação de temas;
- o foco nas causas estruturais dos problemas analisados;
- a análise das relações e interdependências entre o global e o local;
- a motivação para a ação focada na transformação social:
- a promoção do trabalho colaborativo entre todos os/as aprendentes
O resumo do Estudo encontra-se disponível em três idiomas: português, inglês e castelhano. Clique aqui para saber mais sobre o projeto “Desafios Globais” e aqui para aceder à versão integral do estudo.