Já disponível a Revista Sinergias nº 4

Já está online o 4º número da Revista Científica Sinergias – Diálogos Educativos para a Transformação Social. A nova edição, com acesso livre, passa para texto as descobertas e as aprendizagens acumuladas ao longo dos dois primeiros anos do projeto “Sinergias ED”, dedicado à valorização da Educação para o Desenvolvimento em Portugal.

Encontram-se neste número os contributos do Presidente do Consejo de Educación Popular de América Latina y el Caribe, Oscar Jara (Dilemas y desafíos de una Educación para la Transformación), da Professora Manuela Silva (Desenvolvimento: de que falamos?), da ativista Luísa Teotónio Pereira (Dialogando com a complexidade) e do Diretor do Centre for Global Education, na Irlanda do Norte, Stephen McCloskey (The Sustainable Development Goals are toothless in the face of Neoliberalism: We need to pursue a new path to equality), este último artigo, uma visão crítica e dissonante sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Esta edição fecha o primeiro ciclo do projeto Sinergias ED a partir do qual nasce a revista e, justamente por isso, trata-se de uma edição de balanço e de sistematização, evocando aprendizagens e compromissos partilhados. A base das comunicações deriva dos encontros promovidos, com destaque para o Encontro Internacional “Sinergias para a transformação social – diálogos sobre Desenvolvimento” , em que vários investigadores e ativistas de diferentes geografias partilharam ideias sobre os desafios que a humanidade enfrenta, sobre o Desenvolvimento e a importância da Educação neste contexto.

Pretende-se que esta edição sirva para questionar conceitos e certezas e reavivar e criar novas convicções a favor de uma educação que seja verdadeiramente transformadora.

“Sinergias – Diálogos Educativos para a Transformação Social” é a primeira revista especializada em Educação para o Desenvolvimento em Portugal, tem edição semestral e funciona como plataforma de discussão e de reflexão a nível internacional.

O CEAUP – Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, a FGS – Fundação Gonçalo da Silveira e o CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral são os promotores da Revista e do Projeto “Sinergias ED”, cuja segunda edição já está em curso.

O número quatro da Revista está disponível, de forma gratuita, a partir da página do projeto em www.sinergiased.org.

 

Saiba mais sobre a segunda edição do projeto Sinergias ED aqui.
Fotografias: imagem de capa da Edição nº 4 e excerto do poema “Asas com Raízes”, de Raquel Lima