Já arrancou o Laboratório EDxperimentar em Faro

 

O projeto EDxperimentar: Laboratórios de Cidadania Global e Desenvolvimento em Meio Escolar arrancou, durante o terceiro trimestre desde ano letivo, com os Laboratórios de Cidadania Global e Desenvolvimento, nos territórios de Faro, Covilhã e Ourém.

Estes laboratórios, que nascem do processo formativo realizado com 35 docentes, pretendem ser locais de encontro e de aprendizagem colaborativa entre professores, professoras e outros agentes educativos da sociedade civil e das comunidades locais, dedicados à aprendizagem e vivência da cidadania a partir da escola.

 

Em Faro, a arte é ferramenta de cidadania

O Laboratório EDxperimentar da Escola Secundária João de Deus envolve toda a equipa coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento e conta com a colaboração da Laure de Witte, educadora e ativista da Cooperativa Mandacarú. Durante os últimos meses, foram 3 as atividades dinamizadas por este Laboratório em Faro e todas elas assumiram a arte ou as expressões artísticas como ferramenta de cidadania.

O Clube de Teatro da escola foi reativado, ainda em 2019, com o apoio da Cooperativa Mandacarú. Pretende ser um espaço de cooperação entre docentes e estudantes, onde são exploradas, através do teatro, várias temáticas ligadas à vida em sociedade e à cidadania. Durante o segundo confinamento, foi pensada uma performance musical de tom cómico pelo grupo de docentes, gravada inteiramente em formato digital pelos/as participantes, onde se abordou exatamente o impacto da pandemia nas relações sociais. Esta performance musical foi partilhada com todo o corpo docente e pode ser vista aqui.

Partindo de uma ideia nascida ainda em 2019 e com o apoio do Projeto Presidência, foi construído e inaugurado o espaço Ocupa Cidadania. Situado num átrio interior da escola, este pretende ser um espaço de exposição de conteúdos criados pelos e pelas estudantes na área de Cidadania. A inauguração do Ocupa Cidadania aconteceu no dia 24 de maio, através de uma exposição de fotografia de autoretratos intitulada “The final scream – Luta contra a doença mental“, organizada pela aluna Alexandra Trindade Coelho do 12º ano do curso profissional de Fotografia. A inauguração contou ainda com uma palestra dedicada a esta temática onde estiveram profissionais de saúde e cerca de 70 estudantes participaram neste evento. Após a exposição, a aluna Alexandra Trindade Coelho foi desafiada por um grupo de estudantes do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa de Faro para participar num podcast. 

Entre a semana de 14 a 18 de junho, foi organizada a Semana da Cidadania. Esta semana contou com várias atividades, incluindo um workshop de teatro facilitado pelo grupo Janela Aberta Teatro, uma sessão de cinema sobre Direitos Humanos, uma palestra sobre bem-estar animal e outra sobre património que envolveram organizações da sociedade civil e ainda um Roteiro pela Cidadania, que consistiu numa mostra, por parte de cada turma, das várias atividades de Cidadania que foram realizadas durante o ano letivo.

 
ocupa_cidadania3
oficina_teatro
roteiro_cidadania3
umpasso_emfrente
previous arrow
next arrow

 

 

Para continuar a seguir o trabalho dos Laboratórios de Cidadania Global e Desenvolvimento em cada território do projeto EDxperimentar, visite o site do projeto, aqui

 

O projeto EDxperimentar – Laboratórios de Cidadania Global & Desenvolvimento em meio escolar é promovido pela FGS, em parceria com a Casa VelhaCooLabora e Cooperativa Mandacarú. É co-financiado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Lisboa e pela União Europeia, através do Projeto Presidência da PPONGD. Os conteúdos disponibilizados nesta notícia são da exclusiva responsabilidade do projeto EDxperimentar – Laboratórios de Cidadania Global & Desenvolvimento em meio escolar, promovido pela FGS, Casa Velha, CooLabora e Cooperativa Mandacarú e não refletem necessariamente as posições da União Europeia