Realizou-se no passado dia 14 de janeiro de 2016, em Lisboa, um encontro de revistas científicas na área da Educação para a Transformação Social. Esta iniciativa aconteceu no âmbito do projeto Sinergias ED e teve lugar no dia seguinte ao Encontro Internacional “Sinergias para a transformação social – diálogos sobre Desenvolvimento”.
A iniciativa partiu da Fundação Gonçalo da Silveira e do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) e contou com a presença de representantes de oito Revistas de diferentes partes do mundo. Entre elas, a revista Sinergias – diálogos educativos para a transformação social, a primeira revista de cariz científico sobre o tema, em Portugal, criada no âmbito do mesmo projeto Sinergias ED. O encontro foi facilitado por Luísa Teotónio Pereira (CIDAC) e Alejandra Boni (Universidade de Valência).
Os participantes tiveram oportunidade de apresentar o trabalho subjacente à criação e ao desenvolvimento de cada uma das revistas, destacando as principais razões, públicos e prioridades que lhes dão sentido. Após a partilha, e estabelecidas algumas pontes, foram discutidos temas comuns às várias revistas: idiomas utilizados, suas potencialidades e limitações; a distinção entre conhecimento académico e conhecimento a partir da prática, debatendo-se o interesse de uma distinção entre revistas académicas e revistas não académicas; e ainda a preocupação com as plataformas e mecanismos de reconhecimento (como a DOI – Digital Object Identifier, a Indexação, etc.), relacionando-os no que à credibilidade e legitimação científicas dizem respeito.
Deste encontro, bastante participado, saíram propostas para o futuro: determinou-se a necessidade de trabalho e reflexão conjuntos, de forma continuada, sobre questões comuns e ficou a vontade de partilha regular de informação entre as revistas, bem como a organização de outras iniciativas conjuntas.
“A edição de uma revista pode ser um trabalho bastante solitário. Por isso foi uma experiência muito útil conhecer colegas de outros países e continentes que também editam revistas. A troca de ideias e de práticas foi bastante frutífera, o que ajudou a identificar áreas de possível colaboração”, Stephen McCloskey, Editor da revista Policy & Practice
Esta iniciativa foi realizada com o cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. e os apoios do CEsA, ISEG e FCT – Fundação Ciência e Tecnologia.
Lista de Revistas presentes:
Critical Literacy Theories and Practices Journal – Canadá/Brasil
Educación Global Research – Espanha
International Journal of Development Education and Global Learning – Reino Unido
La Piragua – América Latina e Caribe
Policy & Practice – Irlanda
Rizoma Freireano – Espanha
Sinergias – Diálogos educativos para a transformação social – Portugal
ZEP – Journal on International Education Research and Development Education – Alemanha