EDxperimentar selecionado para integrar Projeto Presidência da PPONGD


O projeto EDxperimentarpromovido desde 2019 pela FGSCasa VelhaCooLabora e Cooperativa Mandacarú, foi selecionado pelo Projeto Presidência do Conselho da UE – Por uma Europa aberta, justa e sustentável no mundo para integrar o seu mecanismo de subgranting

O Projeto Presidência, fruto de uma parceria entre 6 Plataformas nacionais de ONGD (FOND – Roménia; Fingo – Finlândia; CROSOL – Croácia; VENRO – Alemanha; Plataforma Portuguesa das ONGD – Portugal e SLOGA – Eslovénia) e a CONCORD, pretende “colaborar para garantir que as políticas de desenvolvimento europeias são mais coerentes, justas e sustentáveis e que são realizadas mudanças positivas na Europa”. Desta forma, pretende-se proteger e reforçar o papel da sociedade civil na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, na cooperação para o desenvolvimento e na defesa dos direitos humanos na Europa. 

Este mecanismo de subgranting irá apoiar atividades do EDxperimentar em dois eixos de trabalho durante os próximos 6 meses: 

  • Ação pedagógica – será criado um recurso pedagógico interativo EDxperimentar e serão promovidos encontros de laboratórios EDxperimentar nos três territórios envolvidos no projeto. Assim, envolver-se-ão 8 escolas e a respetiva comunidade escolar no apoio a práticas pedagógicas implementadas em Cidadania e Desenvolvimento, e na promoção do trabalho colaborativo e em rede entre docentes e organizações.     
  • Sensibilização, consciencialização e mobilização –  serão promovidos encontros de reflexão e discussão com outros organismos da sociedade civil e educativos sobre a importância da colaboração entre sociedade civil e escola; serão criados conteúdos multimédia de sensibilização e consciencialização sobre Educação para a Cidadania e Sociedade Civil. 

O projeto EDxperimentar tem como objetivo reforçar a integração da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (ED/ECG) em escolas portuguesas, através da criação de momentos e espaços para trocar experiências e desenvolver aprendizagens coletivas sobre processos e práticas de ED/ECG em três territórios do país: Covilhã, Faro e Ourém.  

Acompanhe o desenvolvimento do projeto e as suas aprendizagens através do site www.edxperimentar.fgs.org.pt.


O projeto EDxperimentar – Laboratórios de Cidadania Global & Desenvolvimento em meio escolar é co-financiado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua e pela União Europeia no âmbito do Projeto Presidência “Por uma Europa aberta, justa e sustentável no mundo”