EDxperimentar inicia Encontros Coletivos com várias Organizações da Sociedade Civil

 

No âmbito do projeto EDxperimentar, desde janeiro de 2021 que se tem vindo a realizar um trabalho de reflexão e discussão com várias Organizações da Sociedade Civil (OSC) envolvidas nas questões da Educação para a Cidadania em contexto escolar.

Assim, no passado dia 13 de abril, realizou-se o seu primeiro Encontro Coletivo de Trabalho com Organizações da Sociedade Civil. Este encontro contou com a presença de 13 organizações, das quais 4 são as organizações parceiras no projeto EDxperimentar – FGS, Casa Velha, CooLabora e Cooperativa Mandacarú. Para além destas estiveram também presentes: ADRA, ASPEA, CIDAC, Associação Mais Cidadania, ComParte, Graal, Rede Inducar, Rosto Solidário e YUPI. 

O encontro surgiu no seguimento de um conjunto de conversas bilaterais que aconteceram entre janeiro e abril, onde se partilharam ideias e reflexões em torno de uma pergunta geradora: Qual o papel das OSC na aprendizagem e vivência de Cidadania a partir da escola?

Durante uma manhã, este encontro online procurou ser um momento onde as organizações se puderam encontrar, refletir a partir das diversas ideias que foram emergindo das conversas bilaterais e ponderar passos futuros deste processo coletivo. Deste momento destaca-se a diversidade de perspetivas, abordagens e ideias, o momento livre de participação e partilha, reflexão e questionamento em torno dos diferentes papéis das OSC no trabalho direto com as escolas e desafios identificados neste mesmo processo.

 

Dando continuidade às reflexões tidas neste primeiro encontro, começaram a ser desenvolvidas Sessões de Trabalho Territoriais com as diversas organizações já envolvidas. Estas sessões visam aprofundar as várias ideias que ficaram em aberto, que foram sendo destacadas ou que levantaram mais questões durante o momento do Encontro Coletivo. Assim, a 27 de maio, o projeto EDxperimentar realizou a primeira Sessão de Trabalho Territorial no Porto com a presença da Rede Inducar, Rosto Solidário e YUPI, no CREU-IL. Deste encontro saíram diversas reflexões que começam a consolidar os vários caminhos possíveis para este processo.

No próximo dia 14 de junho realizar-se-á uma Sessão de Trabalho Territorial em Lisboa  e seguir-se-ão novas Sessões de Trabalho com outros atores que fazem parte deste caminho, como é o caso de Escolas e Centros de Formação.

Este processo, que se enquadra na atividade de Incidência Política do projeto EDxperimentar, pretende permitir a discussão e elaboração de propostas de alteração e melhoria das políticas públicas no setor da educação para a cidadania em contexto escolar.

 

O projeto EDxperimentar – Laboratórios de Cidadania Global & Desenvolvimento em meio escolar é promovido pela FGS, em parceria com a Casa Velha, CooLabora e Cooperativa Mandacarú. É co-financiado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Lisboa e pela União Europeia, através do Projeto Presidência da PPONGD. Os conteúdos disponibilizados nesta notícia são da exclusiva responsabilidade do projeto EDxperimentar – Laboratórios de Cidadania Global & Desenvolvimento em meio escolar, promovido pela FGS, Casa Velha, CooLabora e Cooperativa Mandacarú e não refletem necessariamente as posições da União Europeia.