• Educação é liberdade - 1 ano de Edujesuit
  • Grupo Coordenador da Edujesuit

Edujesuit: a Rede pelo Direito à Educação celebra primeiro aniversário

Neste mês de abril de 2016 a ferramenta de comunicação online da Global Ignatian Advocacy Network (GIAN) pelo Direito à Educação, a Edujesuit, celebra o seu primeiro aniversário. Desde os seus primeiros passos que a GIAN identificou a necessidade de promover a consciencialização e de transformar a realidade dos que estão atualmente privados do seu direito à educação. Foi esta ideia que conduziu à Edujesuit.

A Edujesuit pretende promover a reflexão e o diálogo sobre o direito à educação para todos e para todas, sem discriminação. É um espaço de trabalho onde organizações Jesuítas e seus colaboradores, empenhados na defesa e promoção do direito à educação, podem partilhar as suas experiências e trabalhar em conjunto de forma a atingir a universalidade deste direito. Encoraja ações de sensibilização e de advocacy e o diálogo com decisores políticos na área da educação, atendendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O site oferece várias possibilidades para promover estes objetivos, incluindo um documento de posicionamento acerca do Direito à Educação, aberto a feedback e discussão.

 

O que pode encontrar em Edujesuit.org?

  • Posicionamento: um documento de posicionamento sobre a importância do acesso à educação firmado por várias entidades jesuítas ligadas à Educação
  • Dados: documentos e relatórios de referência sobre a educação no mundo
  • Reflexão: artigos de opinião e de reflexão sobre o trabalho dos jesuítas pelo direito à educação no mundo
  • Notícias: a atualidade mundial, os compromissos internacionais e a agenda na área do desenvolvimento e da educação
  • Testemunhos: narrativas na primeira pessoa
  • Mapa: onde se sinaliza o trabalho educativo dos Jesuítas em contextos de elevada vulnerabilidade

 

Ao longo deste primeiro ano, a Edujesuit publicou mais de trinta artigos e testemunhos pelo direito à educação na primeira pessoa, dezasseis iniciativas foram mapeadas e deu seguimento e informou acerca da nova agenda internacional para a educação, aprovada no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Declaração de Incheon 2030.

As redes sociais Edujesuit são outra forma de comunicação, tendo-se já alcançado mais de 700 seguidores no Twitter e uma comunidade no Facebook de mais de 800 pessoas. A coordenadora, Lucía Rodríguez realça que “garantir o direito à educação de qualidade é um dever do Estado mas a sociedade tem uma responsabilidade partilhada e deve também ser envolvida no cumprimento deste direito.”

A Edujesuit é formada por um grupo de organização Jesuítas a trabalhar na área da educação e em projetos educativos, oriundas de diferentes países. A Fundação Gonçalo da Silveira é a única organização portuguesa a integrar esta Rede.

A equipa Edujesuit integra um Grupo Coordenador em que os seus membros representam as diferentes Conferências (organização administrativa dos Jesuítas): da parte da Europa, Jorge Cardoso (Fundação Gonçalo da Silveira) e Ricardo Angulo; o Padre Jesuíta Luis Ugalde e Lucía Rodríguez representam a América Latina e Caraíbas; Agustín Kalubi, também Jesuíta, representa África; e o P. John Chathanatt é o representante para a India e Nepal.

 

Para estar a par de todas as iniciativas pelo direito à Educação pode subscrever a newsletter da Edujesuit (em inglês ou espanhol) aqui.

Se tem interesse em contactar a Edujesuit pode fazê-lo através do email info@edujesuit.org .