Conferência (Re)Pensar a Escola enquanto Escola transformadora

Conferencia Desafios Globais

 

A Fundação Gonçalo da Silveira e o CIDAC promovem a Conferência (Re)Pensar a Escola enquanto Escola Transformadora, no âmbito do seu trabalho em Educação para o Desenvolvimento (ED) / Educação para a Cidadania Global (ECG), na educação formal.

A Conferência insere-se no projeto Desafios Globais: reforçar a ECG em meio escolar para responder aos contextos da atualidade e tem como objetivos contribuir para repensar as práticas de educadores/as e professores/as, numa perspetiva de educação transformadora, e analisar os possíveis espaços para a concretização desta abordagem no quadro da educação formal.

O evento destina-se a toda a comunidade escolar (professores/as, educadores/as, estudantes, assistentes escolares, famílias e organizações/ entidades das comunidades envolventes) e a todos/as os/as que, de modo geral, tenham interesse neste tema.

Contaremos com a intervenção do Secretário de Estado da Educação, João Costa, e da Alejandra Boni, investigadora em ECG que tem desenvolvido trabalho com o Movimiento por la Educación Transformadora y Ciudadania Global, do Estado Espanhol.

A conferência terá lugar no dia 15 de fevereiro (5ª feira), das 18h00 às 20h30, na Fundação Cidade de Lisboa, sala A. 

 

PROGRAMA

18:00 – Abertura
18:10 – O papel e o lugar da Escola na Sociedade – Enquadramento político | João Costa, Secretário de Estado da Educação
18:45 – Resultados preliminares do Estudo sobre iniciativas de Educação para a Cidadania Global em meio escolar | Projeto Desafios Globais
19:00 – Porquê uma Escola Transformadora na perspetiva da Educação para a Cidadania Global? Reflexão a partir de um exercício coletivo | Alejandra Boni, Investigadora da INGENIO – Universidade Politecnica de Valência
20:00 – Comentários finais dos/as oradores/as e discussão aberta
20:30 – Encerramento

 

A participação é livre, mediante inscrição aqui, até dia 13 de fevereiro.

 

A iniciativa conta com o cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Mais informações: ed@cidac.pt