Assembleia do Setor Social dos Jesuítas portugueses

posted in: Arquivo, Formação | 0

Assembleia Social 2015

 

Decorreu em Almada, no fim-de-semana de 20 e 21 de fevereiro, a Assembleia Social 2015 das várias obras e movimentos sociais ligados aos Jesuítas em Portugal.

Ao todo, participaram perto de 80 colaboradores e voluntários vindos do Setor Social dos Colégios Jesuítas, das Paróquias, dos grupos de voluntariado e das várias ONGD e IPSS promovidas ou inspiradas pelo modo jesuíta de sentir e viver o mundo.

O Encontro de dois dias foi promovido pela Comissão do Apostolado Social (CAS) e teve por objetivos crescer na partilha de experiências e de boas práticas, aumentar o “sentido de corpo” e, ainda, aprofundar o conhecimento da espiritualidade inaciana. O programa incluiu comunicações de oradores convidados, trabalho de grupo e tempos informais de encontro, numa abordagem que favoreceu a partilha e a aprendizagem entre tão diferentes contextos de trabalho.

Como bem descreveu o P. Filipe Martins, Coordenador da CAS, o sentimento geral no final do evento foi de “alegria e entusiasmo, comunhão e sentido de corpo, à volta da confiança de que estamos e queremos seguir unidos”. Para a FGS, a Assembleia foi, ainda, uma oportunidade única para reforçar laços com vários dos rostos e entidades com quem já colaboramos e para aprofundar o conhecimento mútuo do valioso trabalho que é concretizado pelas várias obras de norte a sul do país. Esperamos que este seja apenas o primeiro passo de um efetivo percurso em comum!

A CAS é composta pelos Diretores de sete “obras” ligadas aos Jesuítas – Fundação Gonçalo da Silveira, Centro Comunitário S. Cirilo, JRS – Portugal, representantes do setor social dos Colégios e das Paróquias, Leigos para o Desenvolvimento e Centro Social da Musgueira.

Saiba mais no site dos Jesuítas em Portugal.