Jovens da Beira na reflexão e ação para o Bem comum”

No passado dia 24 de janeiro de 2022, decorreu uma sessão de divulgação e apresentação do projeto “ReAgir às Mudanças Climáticas: Jovens da Beira na reflexão e ação para o Bem comum” direcionada ao corpo docente e estudantes da Universidade Católica de Moçambique.

Esta conferência, que decorreu em formato híbrido, foi organizada e dinamizada pela parceria do projeto – FGS, como entidade promotora, Centro de Investigação Santo Agostinho (CISA) da Universidade Católica de Moçambique, na Beira, como parceiro local e com o apoio do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP). 

Este projeto, que arrancou em dezembro de 2021, tem a duração de dois anos e pretende contribuir para o fortalecimento e a participação da sociedade civil da Beira no que se refere ao cuidado ambiental com vista ao Bem Comum e, especificamente, promover a sensibilização, a participação e a resiliência da população jovem das zonas rurais e urbanas da Beira face aos fenómenos de alterações climáticas.

A parceria propõe-se a desenvolver atividades que potenciem processos de Extensão Universitária a partir da Universidade Católica de Moçambique (UCM), e, em particular, da sua Faculdade de Economia e Gestão, que criem ligações entre os/as jovens universitários/as e jovens de duas comunidades locais urbana e rural, Matacuane e Nhangau, mobilizados/as com o apoio da Província da África Austral. 

A primeira atividade deste projeto é uma formação de duas partes, que conta com o envolvimento de docentes da UCM, investigadores do CISA, e do CEAUP na co-construção de momentos formativos sobre as metodologias da Extensão Universitária e de outras temáticas relacionadas com o desenvolvimento e alterações climáticas.

 

O projeto ReAgir às Mudanças Climáticas: Jovens da Beira na reflexão e ação para o Bem comum é promovido pela FGS, em parceria com o  CISA – Centro de Investigação Santo Agostinho, contando com o apoio do CEAUP – Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto. É co-financiado pelo Camões, IP. Instituto da Cooperação e da Língua.