Aprendizagens transformadoras no Colégio Atlântico

Formação Colégio Atlântico

A equipa da FGS dinamizou em outubro, dias 16 a 19, três ações de formação para Educadores/as do Colégio Atlântico, no Seixal. As iniciativas dirigiram-se a todos os níveis de ensino, do Pré-escolar ao Secundário e nela participaram 55 docentes, divididos pelos três dias. Foi objetivo desta formação introduzir o conceito de Educação para a Cidadania Global (ECG), enquanto instrumento de transformação social, a partir da prática escolar no Colégio.

O plano de sessão incluiu um debate sobre o tema da Transformação Social e da Educação para a Cidadania Global e várias dinâmicas de educação não formal, que permitiram apreender conceitos e refletir criticamente sobre eles, as suas metodologias e conteúdos propostos. Disponibilizámos, ainda, um conjunto de recursos e de documentos para aplicação prática e para ler mais sobre o tema.

No final, ficou o desafio para os/as Educadores/as de pensarem o sentido e a possível forma de integrar a ECG nas suas práticas escolares!

A iniciativa aconteceu no âmbito do projeto Desafios Globais, promovido pela FGS e pelo CIDAC e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.