Através do projeto Alternativas – Experiências locais para uma transformação global pretendemos promover a mudança social com vista à construção de uma sociedade mais solidária, justa, inclusiva e sustentável. Queremos, concretamente, fortalecer a reflexão e aprendizagem sobre os valores, as atitudes e os comportamentos conducentes a essa mudança e propor e disseminar alternativas para a transformação social na perspetiva da cidadania global.


Contextualização temporal, atividades e resultados

– Criação de uma linha gráfica para o projeto
– Definição dos critérios de seleção das ILM
Mapeamento de iniciativas locais que trabalhem a transformação social (Iniciativas locais de mudança)
– Análise e seleção de 4 ILM com vista à sua intervenção para intervirem diretamente no projeto
Sessão conjunta de capacitação e planeamento do trabalho
– Sessão conjunta de capacitação e planeamento do trabalho
– Criação e experimentação do recurso pedagógico “Construir Alternativas – propostas pedagógicas para promover a reflexão e a mobilização para a Transformação Social”
– Seminário Final do projeto – “Experiências Locais e Transformações Societais”: Notícia | Memória | Vídeo 1 Intervenção de Luciane Lucas dos Santos e André Barata | Vídeo 2 Intervenção de João Ferrão
– Processo de reflexão acerca dos princípios e valores para uma transformação social global
– Criação e dinamização do website www.projetoalternativas.org
– Trabalho de terreno com as 4 ILM e realização do documentário “Alternativas: Registos e reflexões” | Notícia 1 | Notícia 2

O projeto prevê três principais resultados e uma vasta abrangência dos mesmos:


Este projeto tem uma duração prevista de 2 anos (outubro 2016 a setembro 2018) e é promovido pela FGS – Fundação Gonçalo da Silveira em parceria com a COOLABORA – Intervenção Social, a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS-IPL), a FEC – Fundação Fé e Cooperação e a Rede Inducar. É cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Uma oportunidade única para dar a conhecer iniciativas locais de mudança e de criar uma comunidade de pessoas e organizações dedicadas à transformação social.


Saiba mais