É possível documentar a transformação social?

Projeto Alternativas lança documentário sobre projetos de transformação social em Portugal 

«Abertura: princípio do ano. Chamaram-me para documentar um projeto. Acompanhar 4 Iniciativas Locais de Mudança de Norte a Sul do país. Iniciativas do quê? – perguntei. Iniciativas Locais de Mudança que trabalham para a transformação social -disseram-me. Dá que pensar… é possível documentar a transformação?» 

É assim que começa o documentário “Alternativas: Registos e Reflexões”. Produzido pela Âmago com a FGS e a Rede Inducar, este é um dos produtos finais do projeto “Alternativas: Experiências Locais para uma Transformação Global”, que teve como objetivo principal promover a mudança social com vista à construção de uma sociedade mais solidária, justa, inclusiva e sustentável. Uma das atividades deste projeto, que deu origem ao documentário acima apresentado, consistiu no (re)conhecimento, análise e acompanhamento do trabalho de 4 Iniciativas Locais de Mudança em Portugal: 

Moledo ComVida, na aldeia de Moledo (Lourinhã). Tem como objetivos contribuir para o desenvolvimento sustentável do país e melhorar a qualidade de vida da população através do desenvolvimento local. 


NÓs Entre Iguais, em Lordelo do Ouro, no Porto. Pretende promover o restabelecimento da confiança interpessoal e relações de proximidade entre pessoas em condição de sem-abrigo e elementos fora desta condição, desenvolvendo-se um grupo diverso e plural.  


Grupo de Teatro do/a Oprimido/a – Os Surpreendentes Incalculáveis, em Faro, no Algarve. Procura, para além de criar competências sociais e promover a autoestima em indivíduos a quem o MAPS (Movimento de Apoio à Problemática da Sida) presta apoio, criar e apresentar peças de teatro com o intuito de promover a cidadania, justiça social e educação para a igualdade como meio de transformação social. 


Casa da Esquina, em Coimbra. Através da cultura, pretende criar e produzir ideias e modos de ver o mundo, criando processos de discussão e investigação conjunta que levem a uma intervenção pública, concertada, através do pensamento cultural em conjunto com o económico e social. 

O documentário pretende registar as reflexões e aprendizagens realizadas ao longo do processo de questionamento sobre a forma como a transformação social é construída diariamente nestas 4 iniciativas. Entre si, trabalham com públicos muito distintos, em contextos geográficos distintos e através de linguagens e ferramentas tão distintas como o desenvolvimento local, a reconstrução de relações interpessoais ou a cultura. 

Para além de ser uma fonte de registo de aprendizagens, este documentário pretende promover a reflexão crítica em torno da transformação social que o nosso mundo precisa e do papel que cada pessoa assume neste processo. Como tal, o documentário pode ser trabalhado e discutido a partir de uma atividade pedagógica integrada no Recurso Pedagógico “Construir Alternativas”, também resultante do projeto “Alternativas”, que procura refletir criticamente sobre a transformação social das nossas comunidades no sentido de uma maior justiça social, equidade e sustentabilidade, através de 7 passos simples. 

Deixamos-lhe o desafio de ver o documentário e de, com outras pessoas, experienciar a atividade pedagógica proposta. Partilhe depois connosco, através do email alternativas.projeto@gmail.com, as suas aprendizagens, reflexões e comentários.  

Este projeto foi uma iniciativa da sociedade civil organizada, conduzida por cinco organizações portuguesas: Fundação Gonçalo da Silveira, Fundação Fé e CooperaçãoCoolaboraRede Inducar e Instituto Politécnico de Leiria e cofinanciado pelo Instituto Camões.